A neblina

3 comentários

O futuro, incerto como é, não nos deixa enxergar muito o caminho. O caminho é uma sombra, e temos que seguir sem nos exigir que vamos acertar em tudo que fazemos.

Certa vez alguém que confundiu dons de Deus com coisas de Nostradamus disse: "Igor, não se preocupe com o seu futuro, porque ele já está definido". Essa coisa meio calvinista me fez perder muito tempo da minha vida e, com o tempo, acabou me causando muita revolta - realmente demorei muito a entender que isso seria impossível.

As pessoas geralmente tem esse conceito, de que Deus sabe o futuro e que, por isso, esse futuro é definido. Só que as pessoas não são idiotas como eu a ponto de levar ao pé da letra e chegar a criar um ódio de Deus porque, se algo aconteceu, é porque estava planejado por Ele. Eu fiz isso. Muitas vezes deixei de estudar ou mesmo dizia que se eu não tinha vontade de estudar, é porque Deus não queria que eu estudasse. Burrice!

Na verdade, o futuro está por trás dessa neblina, porque às vezes vemos a silhueta, só que com a diferença de que não é definido. O futuro é como uma montanha que vemos na neblina e que nunca chegamos dela, porque simplesmente não está mais aí. O futuro é um concatenado de bilhões de futuros, de bilhões de liberdades, de bilhões de decisões, se contar com casos fortuitos ou eventos da natureza. Se alguém ousa dizer teu futuro, não creia, mas, por outro lado, se alguém tem acesso, você sabe que a pessoa está certa, e esta pessoa diz para você o que Deus quer para o seu futuro, aí você pode ter algo de suspeita. Se Deus, o único que conhece todas as possibilidades e tendências reais de futuro, diz o que quer e o que espera dele, mergulhe.

Entretanto, mesmo mergulhando em uma vontade de Deus, existe aquele famoso princípio e que é absoluto: tenha fé como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse de você. Isso deveria entrar na cabeça de todos de todo jeito.

O importante mesmo é nunca ter medo, porque mesmo em meio à toda indefinição, mesmo que tudo der errado, no final tudo vai dar certo.

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Bem manero.....
    dou enfase para a ultima frase, gostei......
    muito manera....
    Flw...
    abraço.......

    ResponderExcluir
  2. esse é vc!!!!
    sauddssssss deste filósofo, escritor, verdadeiro...amigo!!!

    Clau

    ResponderExcluir