O pior pecado
Se o pecado fosse crime, o pior seria o de aborto, visto que se priva da vida uma pessoa com nenhuma capacidade de se defender. Poderia ser o de homicídio, mas preferem ao aborto, e também tendo a preferir, porque o pequeno e indefeso sempre é mais digno, também por ser mais belo. Não deveria pensar assim também. No entanto, os que cometem este crime são passíveis de perdão, e suas vítimas, ainda mais as de aborto, alcançam misericórdia. Os abortados, portanto, sem dúvida, possuem o Reino dos Céus.
Mas como pecado e crime não são a mesma coisa, podemos supor qual seria o pecado que mais fere ao coração de Deus. Este seria o pecado da maior covardia, fraqueza, mas não é por isso que perde seu caráter abominável. Por este pecado recusamos a todos os dons dados por Deus a nós, ainda que isso fosse pouco, cessamos todo o plano que Ele teria para as nossas vidas. Se não fosse isto tudo suficiente, por este terrível pecado não podemos ser perdoados, visto que, talvez não possamos ter a oportunidade de nos arrepender.
Em todos os outros pecados, Deus tem como improvisar, interferir com seu infinito poder na história, do jeito que bem entender. Só no suicídio é que isto não é possível. Contudo, por incrível que pareça, os que o cometem não deixam nunca de serem dignos de misericórdia, seja por suas razões, condições, ou qualquer outro motivo justo. Pior é aquele, eu creio, que se suicida sem morrer, ou seja, comete os pecados secundários sem cometer o principal. Mas não somos nós que vamos julgar, não é?
Achei ótimo você fazer essa distinção entre pecado e crime.
ResponderExcluirUm abraço