Misericórdia ou Justiça?

3 comentários
Não entendo ainda como é que fazem distinção entre justiça e misericórdia. Entendo menos ainda alguns que dizem: "Deus é amor, mas é justiça!" - Não é por ser amor que Ele é justiça, e também misericórdia? Como sempre, partiremos de um raciocínio teológico, até porque, se existe um lugar em que a verdade deve estar guardada, é na teologia, não seria?

Meus caros, pensem comigo no que seria justiça. Segundo os romanos, justiça é a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu, segundo os gregos, é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Ou seja, justo não seria nada menos do que dar a alguém aquilo que este mereça, não é? E o que é a misericórdia?

A misericórdia, creio eu, é o que faz a justiça ser mais perfeita, porque, em vez de fazermos um raciocínio puramente matemático, como seria para ser justo, fazemos um raciocínio matemático, filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, teológico, e outro "lógico" que existir. Mas, como todo ser humano, preferimos o que é fácil, e por ser o raciocínio da justiça proporcional, retributiva, etc, mais fácil, acabamos por ser injustos.

Ser misericordioso, portanto, é respeitar a miséria do outro, é reconhecê-la, é, enfim, entender que o ser humano não é perfeito, nem nunca será. Ser misericordioso, obviamente, não é um "plus" que podemos ser, é uma obrigação. Ser misericordioso não é algo necessário, é algo absolutamente indispensável, senão, não seremos justos, e o que merece aquele que não procura ser justo?

É por estes e outros motivos que não entendo estas duas faces, a da justiça e a da misericórdia, por pensar que são a mesma, que que não tem olhares diferentes, na verdade, seriam o mesmo olhar, o mesmo olhar de compreensão e de, acima de tudo, inteligência. Não há ser mais justo do que aquele que é onisciente, por óbvias razões (porque só sabendo de tudo pode-se ser verdadeiramente justo - para os que têm preguiça de pensar). Chegamos, graças a Deus, em um texto, a confundir justiça com misericórdia, afinal, deveria existir a dinstinção entre as duas tão somente para fins didáticos, como é a equidade, etc.

Isto posto, acredito que para sermos seres humanos merecedores de algo, devemos ser misericordiosos, até com nós mesmos. Aquele que ama, há de ser misericordioso!

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. é muito deus pra mim, mas concordo que devemos ser misericordiosos e como voce falou, faz a justiça ser mais perfeita!

    sucesso o/

    ResponderExcluir
  2. retribuindo a visita.


    pois é. Deus teve tanta misericórdia do seu povo que deu seu filho para a conversão dos seus pecados.

    e comoé que o seu povo retribui?
    guerra, injustiça...

    complicado.

    ResponderExcluir
  3. Discordo de você quando diz que o justo é o mesmo que misericordioso, como você mesmo afirmou justiça é "dar a cada um o que é seu",na minha perspectiva misericórdia é dar além do que é seu,tentando exemplificar, se alguém comete um roubo porque está com fome, para que haja justiça, roubou deverá ser castigado, para haver misericórdia apesar de ter roubado não deverá ser castigado, olhando o atenuante (a fome), nem sempre o justo é ou poderá ser misericordioso. Deus antes de ser justo é misericordioso.
    Um abraço

    ResponderExcluir