Da vontade de Deus (Introdução)

7 comentários

Sagrado Coração de Jesus

“Eis que estavas dentro de mim, e eu lá fora, a te procurar!” (Confissões, Cap. XXVII) Eis o que diz Santo Agostinho em seu solilóquio de amor. De fato, de logo se anuncie, que o que será aqui exposto é um tanto que incompreensível. Isto posto, que o leitor desanime todos os anseios e expectativas possíveis de que o assunto seja exaurido tanto em sua profundidade quanto em sua extensão. O que será aqui exposto é resultado de oração, vivência e estudo, muito mais vivência do que estudo e oração. A teimosia nos faz refletir bastante sobre o tema.

A questão sobre a vontade de Deus tem várias acepções, sendo a primeira geral, qual seja, a santidade. Deus quer que todos os seus filhos sejam santos. Tarefa difícil é esta, em virtude de estarmos neste mundo que jaz sob o poder do maligno (I Jo 5, 19). Todavia, existe toda uma tendência dentro de nós para a santidade, visto que é de nossa natureza, é como que entrar novamente dentro da forma na qual fomos feitos. Interessante é pensarmos nisto. Todo ato de amor gratuito, tudo aquilo que é realmente bom e santo, que nós praticamos, faz-nos imenso bem, dá-nos incomensurável consolação ao espírito, isto porque nosso verdadeiro “eu” é correspondido, é saciado! Nós nascemos para a santidade! Deus quer, pois, esta santidade que habita dentro de nós!

Se alguém se questiona sobre o que é ser santo. É simples a resposta. Existe uma vontade de Deus externa a todo homem, que serve para todos e para todos foi criada, inspirada e elaborada. É a palavra, afinal, o Verbo que é o próprio Cristo que se faz verdade e santidade na Bíblia. Lá temos as disposições, os direcionamentos, o que devemos e não devemos fazer. A lei antiga e os mandamentos, a lei nova e os conselhos. Os mandamentos, portanto, não são nada mais do que a retidão da natureza humana, conforme criada. E os conselhos, porque não afirmar, que são o transbordar da natureza humana, isto é, a assemelhação do homem com Deus, para que este, assim como diz São João da Cruz, seja deus por participação. Há só algo que se deve, e como se deve falar, é que, do mesmo modo que a Escritura Sagrada foi inspirada por Deus, a sua interpretação, da mesma forma, deve ser inspirada e iluminada pelo mesmo Espírito Santo da sua elaboração. Portanto, os diversos posicionamentos que podem existir, em vez de se anularem, devem se completar, assim como o Deus é um Deus de união e coerência.

Existe também uma vontade de Deus específica, aquela que é para cada homem. Aquilo para o que se nasce, aquilo para que se deve fazer, enfim, a determinada vontade que nos santifica. Desta vontade de Deus, arrisca-se dizer que mora dentro de nós, e que é a nossa verdadeira vontade, do fundo do nosso coração, do fundo da nossa alma. É, principalmente no que toca às vocações que isto mais se vê. Vivências erradas de vocações frustram e deixam más consequências. Isto é o que se vê em famílias com pais sem vocação para tal, na criação de seus filhos, ou mesmo na quase impossível vivência em dois, que constitui numa série causa de infelicidade. Isto se depara também, talvez com maior gravidade, em sacerdotes que não tem vocação para o serem. Muito da origem disto se dá nos tempos antigos, quando tinha de ser religioso para ter acesso à ciência, deste modo, vários e vários padres o foram com nenhum interesse no verdadeiro sentido de o ser. Por outro lado, quando se sente um chamado específico para uma vocação, não se deve nunca ver algo de externo, mas de interníssimo, de modo que o que é vontade de Deus para cada um é o que Ele sabe que os deixará felizes e realizados. Não há, pois, o que se temer, porque, se é mesmo Deus que chama a algo, Ele nunca decepcionará! O oposto sim, é que pode ocorre, e é o que ocorre usualmente. Frustrar a Deus, é, por fim das contas, frustrar a si mesmo.

Outra acepção de vontade de Deus, que se pode refletir, é sobre a efemeridade da vida, dos tempos. Tal fato é bem exemplificado naquela bela passagem, Eclesiastes 3. Isto se dá porque, Deus, pensando na nossa felicidade eterna, mais aproximadamente, na nossa santidade aqui na terra, prepara diversas realidades para a nossa vida, tudo para o nosso crescimento. É real o que afirma São Paulo: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” (Rom 8, 28) Nessas horas muito se questiona a Deus, principalmente quando o tempo em que está se passando é de dor ou de dificuldade. Ah, se todos possuíssemos a devida visão espiritual, veríamos, assim como Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz ou Santa Catarina de Sena, que o sofrimento é providência e graça de Deus. Deus usa até dos demônios, a ponto de nenhuma ação diabólica fugir da permissão de Deus, quanto mais das realidades do nosso dia-a-dia! Nesse ponto, Ele se faz como um professor, dando-nos verdadeiros exercícios e avaliações. Como afirma Catarina, é no sofrimento que são provadas as nossas virtudes.

Por fim, a vontade de Deus funciona, quase que diariamente, como estratégia de guerra. O demônio anda ao nosso redor como o leão que ruge, procurando alguém para devorar (I Pd 5, 8),e é contra ele, muitas vezes que temos de lutar. Nossa inteligência, incrivelmente limitada (quase zero), algumas vezes, não pode disputar com a de seres espirituais de natureza angélica. Por isso, na alma onde não há pecado mortal, Deus constantemente está a avisar, a conduzir. Essa é a vontade de Deus com a qual nos deparamos mais corriqueiramente e, obviamente, a de menor importância. Mas, de muita utilidade é a escuta. O caminho certo, a hora certa, o jeito certo. Pode ser que estejamos distante desta realidade tão sobrenatural de combater junto a Deus, atendendo os seus direcionamentos, todavia, é certo que chegaremos lá se formos fiéis!

Não há dúvida, portanto, que a vontade de Deus é a nossa felicidade, não só porque mora dentro de nós, mas porque é o caminho seguro a seguir. Nossa liberdade é limitada, sim, quando estamos no mundo. A união com Deus liberta, ao contrário do que se possa parecer, mas isto ocorre porque Deus mostra à alma sempre o melhor caminho.

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Ameiii Igor..q inspiração divina maravilhosa!Deus sem sombra de dúvida,lhe conduziu a escrever tudo isso,e a tocar o coração de mtos c o transbordamento d experiencias do seu.Obg por sua grd amizade e presença iluminada em minha vida.A Deus,nossa amizade. Parabéns! SHALOM =]

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto, pois creio no que nos fala São Mateus: "Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos" (Mt 10, 16). Portanto o que nos resta e vigiarmos na oração intensa que é dever de todo cristão. Dessa forma teremos o discernimento, no tocante a vontade de Deus nossa existência.
    Espero a continuação da reflexão...

    ResponderExcluir
  3. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (como está em Romanos).
    Os pensamentos dele vão muito além dos nossos...
    Buscar, aceitar e kerera vontade dele é sempre o melhor!

    Ótimo post!

    Abraços!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Igor gostei muito do seu texto, realmente expressa muito bem a realidade da vontade de Deus, tanto externamente quando internamente! enfim... ajudou muito a minha visao em alguns pontos da minha vida!

    Que Deus ilumine sempre sua cabeça! kkk

    beijoo... SHALOM

    ResponderExcluir
  5. Espetacular! Apreciei particularmente as frases "...Ele se faz como um professor, dando-nos verdadeiros exercícios e avaliações...Deus constantemente está a avisar, a conduzir..." porque em várias situações ocorridas eu pude constatar e comprovar isso mesmo.
    Que Deus lhe abençoe e continue a iluminar o seu cainhar pela vida!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Que inspiração Divinal!
    A vontade de Deus é a nossa felicidade.
    Shalom!

    ResponderExcluir
  7. "O caminho certo, a hora certa, o jeito certo"
    É possivel apenas na vontade de Deus!
    Parabéns pelo seu blog, que Deus te ilumine e abençoe, que essa sua inspiração cresça para que esse seu dom agregada ao seu conhecimento possa fazer o bem aos irmãos!
    Mas não deixe de viver o que escreve pois vejo que Deus esta te dando uma grande chance, um presente, de viver tudo isso, o caminho, a hora e o jeito certo é agora! Deus tira o que não é bom mas agora Ele está te dando! Não se arrependa de nada que fez, nem como o fez pois o passado nao nos pertence!Viva o hoje e se de a chance de viver a vontade de Deus também! Aceite essa Graça, ela é um presente de Deus para você!

    Deus continue a te abençoar!
    Paz e bem

    ResponderExcluir