Da Noite dos Sentidos

3 comentários

wStJohnCross

O assunto aqui abordado é descrito por São João da Cruz, que é Doutor Místico da Igreja. Entretanto, abordarei a meu modo. Meu querido santo, peço a sua licença.

Como já se falou anteriormente, trata-se a noite escura de um sofrimento que é imposto pelo próprio Deus, não como castigo, mas como graça. Ele quer que se saia das imperfeições e se adentre mar abaixo, mergulhando sempre em águas mais profundas. Ele ama demais seus filhos para permitir que fiquem na imensidão da superficialidade, numa vida espiritual medíocre e infantil, por outro lado, quer, por esse amor, que sejam cada vez mais semelhantes a Si. Assim, age como se injetasse fortíssimo anestésico, ou ainda como se tapasse os olhos, ouvidos e boca.

Já foi dito que sofrimento eleva, que é escola. Agora afirma-se que este sofrimento é a melhor escola, este sofrimento é o que mais eleva. Só quem ama a Deus pode fazer entrada nisto que aqui se descreve, e é mais um ato de Deus em propor a noite escura, isto é, saber se realmente se Lhe ama. Ainda mais, quer que este amor seja verdadeiro, por isto retira como que Sua presença, faz-se como que ausente (digo “como que” porque Ele nunca está ausente), para que não seja tudo tão fácil. Deus não é aquele pai que mima os filhos deixando tudo fácil para eles, não! Ele não quer que eles sejam monstros ruins e miseráveis, mas que sejam santos. Como diz Santa Teresa d’Ávila, “a quem Deus ama mais, mais sofre” (Caminho de Perfeição), justamente pelo fato de que pelo sofrimento pode-se assemelhar mais a Ele, que dignifica e redime do pecado original. De fato, quem chega ao último estágio da santidade, não pertence mais ao mundo do pecado original, tornou-se um com Deus.

São João da Cruz fala em noite dos sentidos e noite do espírito, entretanto, só se abordará, por ora, a noite dos sentidos, porquanto se trata a noite do espírito de estágio muito mais elevado.

Nesta noite, a dos sentidos, Deus dá ao seu amado um belo anestésico, a fim de adormecer os sentidos dele. Quando se fala em sentidos, em primeiro lugar, se fala de tudo o que é sensível não só ao toque, mas também ao gosto, tudo que é sensibilidade. Aprofundando mais, pode-se dizer que ao adormecer os sentidos, Deus o faz com a nossa parte inferior da alma, onde se encontra as faculdades afetividade e imaginação. Deus adormece, pois, os nossos afetos (não vou ater-me em explicar tudo isto, se quiser saber, pesquise). Deixa-se, assim, de sentir gosto pelas coisas de Deus, fica tudo difícil, sem sal nem açúcar, muito menos pimenta. Algum filho amado de Deus pode questionar por quê Deus faz isto, se Ele nos ama, que Deus ruim! A isto se responde, tentando não xingar: Querido, Deus quer saber se se está com Ele e para Ele porque se gosta Dele ou porque é tudo legalzinho, bonitinho, gostosinho, encantadorzinho e bonzinho. Ainda mais, Deus quer que se deixe de ser criancinha. Ele acha que já está na hora de tirar a chupetinha da boca, parar de dar comida na mamadeira, tirar da cadeirinha, enfim, quer educar-nos para crescer na fé.

Por isto, obviamente, tem uma maneira de se vencer esta noite, ou, pelo menos, de convencer a Deus de que já se merece sair dela. Para sair da noite escura dos sentidos, faz-se necessário que se tenha garra, coragem, disposição e amor. Quem for frouxo vai ficar para trás! Para se sair desta noite, tem de se aprender a rezar mesmo sem nada sentir, e com muito mais gosto por não estar sentindo; tem de se aprender a servir a Deus mesmo que não seja agradável, mas com muito mais gosto por não ser agradável. Ainda mais, como afirma São João da Cruz, não querer ter gosto em coisa alguma, não querer possuir coisa alguma, não querer ser coisa alguma, não querer saber coisa alguma, ir por onde não se gosta, ir por onde não se sabe, ir por onde não se possui, ir por onde não se é. Mas, fazer tudo por amor a Deus.

Portanto, a quem chegou neste estágio, saiba que está na hora de deixar de comer papa e começar a comer as “verduras” e “legumes” de Deus. Sabe-se que verduras e legumes não são lá muito saborosos, mas que são extremamente saudáveis. Também o que Deus quer é muito mais saudável. Deus há de dar àqueles quem forem bons filhos e tornarem-se mais dignos de sua confiança aquilo que só se pode dar a quem é mais digno de confiança.

Este texto não exclui, nunca, jamais, a leitura do livro “A Subida ao Monte Carmelo”, de São João da Cruz, ou de algum livro que o explique melhor, tal como “A Ciência da Cruz”, de Santa Edith Stein.

É hora, pois, de crescer.

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Como sempre seus textos tocam fundo, porém quanto mais se aprofunda mais dúvidas surjem,mais a dicotomia do caminho Deus/Homem se acentua. Por um lado você revela a trilha que conduz a Deus, por outro a trilha terrena em que os Homens seguem, exigem ações que por vezes tornam difícil conciliar o caminho.
    Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Me confundi, acabei trocando a ordem, terceiro comentário.

    Confesso que soa muito complexo esse texto, não pelo tamanho. Consegui uma razão pra que o texto não pareça, pra mim, difícil:

    Porque a fidelidade a Deus, por mais pura/verdadeira que deva ser, não necessariamente será "saborosa" e os caminhos para isso não necessariamente serão belos, ou rápidos. Talvez, pelo que busco entender ainda, Deus NÃO QUER QUE SOFRAMOS NA DOR, mas sim no esforço, na luta, na fidelidade, e no amor, mesmo que pra isso, precisemos sofrer.

    Deus não gosta de ver seus filhos sofrer, como um verdadeiro Pai, mas se por amor ao Ele, graça, fidelidade e verdadeira devoção sofrermos, então o deixamos feliz/satisfeito. Mas por outro lado, o ensinamento de Deus não é uma brincadeirinha, é sério e, por vezes, "do sabor dos legumes" e não vem de "mão beijada", vem na batalha, no esforço (legumes). Dessa forma, Ele nos retira dos sentidos, puramente por graça (como dito no texto) e nos priva de qualquer imperfeição e das "chupetas", como num teste. O amor incondicional por Deus seria testado.

    Ótimo texto, embora me deixou com mais dúvidas. Mas é como eu digo, tão bom quanto tirar dúvidas, é tê-las.

    ResponderExcluir
  3. como vc ja falava em um texto anterior...o sofrimento faz crescer,dignifica ainda me questionava sobre isso mais depois desse texto só veio confirmar ^^

    ResponderExcluir