Dos Dons

4 comentários

8aa1770941

Os dons espirituais são antecipações da Glória de Deus que será plenamente vivida no Céu. Não sou eu que o afirmo, mas São João da Cruz. Essa antecipação pode ser concedida por mérito, ou por demérito. Por mérito, falo dos santos místicos, sobre os quais Deus não dispensou suas graças, pois confiou neles. Por demérito, falo dos incrédulos da vida, que para crerem em Deus precisam tocar em suas chagas. Assim, Deus, por misericórdia, manifesta a sua Glória por meio de diversos dons.

Podemos dizer, quem sabe, que os dons são concessões Divinas. Aquilo que Deus possui, empresta aos seus filhos, para que seja atingida uma finalidade. Afinal, os dons não servem por si só. De que adiantaria tão somente a manifestação de Deus? Deus age, sim, de modo sobrenatural, mas acha ridículo fazer papel de mágico para encantar as pessoas, permitiu que existisse o trabalho do ilusionista para tal fim. Muitas vezes, quando Deus realiza milagres e prodígios, não é só para dizer: “Ei, Eu estou aqui!” Mas, sempre “mata infinitos coelhos com uma cajadada só”. Vai desde o encantamento até a conversão de vida. Os dons são manifestações do seu amor!

Pensemos em algo. Se o Pai é o amante, o Filho é o amado, e o Espírito é o amor, as maravilhas de Deus que se manifestam por meio de nós dessa maneira tão sobrenatural, não são nada senão provas de amor de Deus, não é? Deus que nos ama tanto, que quando estamos com calor e não tem vento, Ele mesmo vem soprar; quando não temos o que comer, Ele mesmo vem nos alimentar. Devemos lembrar que quando Deus dá uma palavra de Ciência, de Sabedoria, de Profecia, o que seja, é o seu amor se manifestando! Desse modo, faz-se absolutamente necessário que se descentralize a realização dos dons de nós, que somos tão somente o canal. Quando rezamos por alguém e Deus fala algo, a prova de amor não foi nossa, mas de Deus. O nosso amor foi tão somente a disponibilidade, e olhe lá, porque muitas vezes oramos de má vontade e Deus mesmo assim realiza suas obras!

Afinal, Pedro andou um pouco sobre as águas, mas aquilo foi obra dele? Na verdade, para fazê-lo pediu a Jesus (São Mateus 14, 28). É Deus quem realiza todas essas maravilhosas obras, seja milagre, profecia, ciência, sabedoria, o que for! Somos canais ou objetos do amor de Deus, sempre. Por nós mesmos, nada podemos fazer. Por isto que Deus, algumas vezes, bloqueia o canal que age por nós. Na sua infinita sabedoria, deseja fazer-nos aprender que não somos nada, e Ele é tudo! Não é não?

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Dons, pedir é fácil, díficil é ter Fé para aflorar os que Deus nos confia!

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre conseguimos perceber os dons que Deus nos deu ou dá, principalmente quando a nossa fé é frágil e facilmente fica abalada pelos acontecimentos menos favoráveis que a vida nos apresenta.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Segundo comentário! Ótimo texto, obviamente.

    Dons sempre, por nós, interpretados como uma maneira de prova que Deus quer dar para nós, mas antes disso, é uma demonstração de amor e, pelo que eu pude entender, todas as outras razões para tal seriam consequências, lembrando que: "mata infinitos coelhos numa cajadada só", como foi dito. E sendo uma demonstração de amor, dada a alguns, porém obra inteiramente Dele, Deus não desejaria a evolução do orgulho mas sim a da sabedoria, e como metaforizado, bloquea por vez nosso "canal".

    Parabéns pelo texto! Desculpe qualquer incoerência.

    ResponderExcluir
  4. meu Deus que texto maravilhoso ...caramba eu preciso ser formada.. cada vez que eu releio esses texto sempre levo um ensinamento... valeu Igor!

    ResponderExcluir