As praguinhas de Jesus

9 comentários

idiot savant

Coisa alheia e estranha à moral são algumas tendências que possui o ser humano, coisa que não precisa de nenhuma influência exterior. Como explicar toda uma inclinação à religiosidade e espiritualidade que possuem alguns e a aversão ao sobrenatural que possuem outros? Uns acreditam no que se prega e ainda inventam mais no que crer; já há outros que vedam seus olhos espirituais e só depositam sua fé naquilo que podem ver e tocar. Se isto é alheio à moral, é porque algo de anterior a ela deve existir no homem.

No cristianismo é bastante interessante. Quer dizer, naquilo que se inventa de chamar de cristianismo, já que Cristo era bem equilibrado. Ele, tendo todo o poder do universo e mais, praticava seus milagres só quando realmente tinha de ser, vivia no mundo real mesmo sendo o sobrenatural em pessoa. Mas, há alguns segmentos (se é que assim se pode chamar) do cristianismo que a tudo dá uma explicação incrível. Se não encontra emprego é porque está com encosto, e até se a pessoa fala alto, ela precisa de cura. Propagam um Deus meio liberalista e capitalista, que gosta muito de dinheiro e de fazer com que ninguém tenha trabalho nenhum. Eles não têm pecado algum, porque o mal que eles praticam não é deles, é do diabo; por outro lado, condenam o que não é parecido com eles ao quinto dos infernos.

Vergonha na cara é o que falta para muitos desses. Já para outros, o que falta é um tanto de leitura de coisa que realmente preste. É muita cara-de-pau não querer ter culpa de nada que faz e tirar a de quem gosta, é muito fácil viver num mundo sem enxergar a realidade, colocando asinha e auréola em uma parte, e chifre e rabo no resto do tudo. É muito bom viver errando com a desculpa de que é pecador, que é miserável, um vaso de argila! Eles são como capim-annoni, verdadeira praga espalhada por todo lugar, são enganados por todo mundo e acabam enganando o resto que falta. O que acaba acontecendo é uma cadeia de alienados e alienadores, parece que a idade média ainda existe, ou que o cristianismo apareceu antes dos pensadores gregos.

Por outro lado, há os ceguinhos. Eles não param para ver a realidade mais real ainda do que a que conseguem enxergar. Estes acreditam que todos que têm experiências sobrenaturais são mentirosos, que todos os milagres não passam de uma farsa e de tudo que é mais lindo e sagrado retiram todo o significado. Aqueles astronautas absolutizam até o que é relativo, mas estas emas fazem o contrário, relativizam até o absoluto. Elas, em vez de pensarem que às vezes um valor sobrepõe a outro, preferem dizer que tudo é relativo (preguiça de pensar). Na verdade, a vaidade move ambos. Os inquisidores são daquele modo para serem superiores, pois são os abençoados, os escolhidos, um dos 144 mil do apocalipse. Já estes narcisistas se acham superiores a tudo aquilo que não podem tocar, seja com a razão, seja com a sensibilidade. Essas ervas daninhas tentam tirar até de Deus aquilo que é propriedade Dele, de Sua razão e derivação. O resultado é que um guerreia com o outro sem ver que são os dois que estão errados.

Estes exagerados bem que podiam seguir o caminho do meio, deixando a idiotice de lado e abrindo o coração. A mistura deles seria um cristão legal, porque o que é acostumado com a mediocridade enxergaria um mundo todo fantástico, e o tendente ao mágico buscaria enxergar o óbvio. Por isso, está na cara que se se diz por aí que a religião é o ópio do homem, não é por culpa dela, não, e sim pela sua burrice e incredulidade, astigmatismo e miopia, que fazem reconhecer os homens de bom senso, muitas vezes ateus, que eles não têm nada a ver com aquele que dizem seguir.

Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Eitxa q ele tava brabo hj miniiiino rsrs.
    Mas é isso msm migo, tanta gente hj levando topada e espantando capeta, ou que não quer acreditar no sobrenatural msm q esteja em sua cara, uma resistência absurda para viver em um extremismo sem razão, por puro orgulho ou preguiça de pensar.
    Anna Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi muito pertinente...a consciência e o discernimento deve fazer parte da vida do cristão a todo momento. Deus te abençoe! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Como eu comentei contigo agora há pouco, um texto "aplaudível", consegue resumir com clareza a cegueira de ambos os lados, daqueles que não querem enxergar e daqueles que enxergam além do possível.
    Sejamos extremos, sim, mas que não fujamos da realidade que Cristo nos impôs, não esqueçamos que nossa missão é no Mundo, com os pés no chão e o coração no Céu.
    Pax et Bonum!

    ResponderExcluir
  4. Tô de queixo caído com tantas verdades expostas.
    Deus te abençoe. =**

    ResponderExcluir
  5. Realmente devemos ter cuidado para não colocar a culpa de tudo no capiroti.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Os extremos trazem sempre consequências nefastas, são geradores de conflitos, assim podem gerar violência devido a falta de maleabilidade.Jesus ensinou que devemos seguir a verdade, mas por vezes se torna difícil distinguir o que é a verdade, daí a tarefa dificil que um juiz enfrenta no dia a dia da sua profissão, julgar e condenar ou absolver tendo como base a verdade.
    Neste texto você assumiu que detém a verdade, em muitos pontos concordo que a tenha,à luz da minha razão e conhecimento, mas a sua forma de expresssá-la é vincada, pouco maleável o que acaba sendo extremista acabando por assumir o papel de um juíz severo, rígido.
    No que tange ao sobrenatural, torna-se mais difícil ainda definir o que seja verdade, porque a razão mistura-se com a emoção (intuição, sensibilidade e fé), há muitos mistérios por desvendar, por isso mesmo é que se chama mistério.A própria vida em si é um dos maiores mistérios que ainda não foi desvendado, pelo menos para mim, não concorda?
    Namastê!

    ResponderExcluir
  7. Eu creio piamente que muitas religiões que existem pela tendência babaca do homem de dar sempre razões sobrenaturais para tudo, seja para as próprias faltas, sejam para acontecimentos que até então não conseguem dar explicação. Por isso a crescente do ateísmo com o desenvolvimento da ciência.

    Não me coloco na posição de quem obtêm a verdade, mesmo afirmando tê-la encontrado, como Santo Agostinho também afirmou, quando disse: "Tarde te amei, tarde te amei. Oh, verdade tão antiga e tão nova. Eis que estavas dentro e eu lá fora a te procurar..."

    Mas, não! O que quero é questionar estes extremistas que sempre acreditam serem os donos da verdade e, por isso, causam tão sérias consequências. O que eu venho defender é o que diz São Tomás de Aquino, o caminho do meio-termo.

    Grande abraço,

    Shalom!

    ResponderExcluir
  8. Verdades e mais verdades...sem palavras. Sou fã de seu estilo! Deus abençoe! Dios te bendiga!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o que você vem defender"...o caminho do meio-termo". É curioso que por um lado o desenvolvimento da ciência levou ao crescente ateísmo, por outro lado, quanto mais a ciência se desenvolve, mais, mesmo que não o confirme, tende a se aproximar de Deus. Lá está o extremo da razão leva ao ateísmo, o extremo da religiosidade (não da espiritualidade), leva ao fanatismo.Quer um, quer outro extremo têm como consequência o afastamento de Deus.
    Shalom!

    ResponderExcluir