Dos Cegos

Um comentário

Será que alguém já parou para se perguntar por que Jesus amava tanto os cegos? Os cegos eram das maiores vítimas (no sentido de que mais recebiam) dos seus milagres. Mas, porque essa preferência? Talvez seja porque, por serem cegos, tinham qualidades que os que vêem, em geral, não possuem.

Os cegos, espiritualmente falando, realmente tinham fé, acreditavam sem ver (lógico). Mas, acredito que esse lado espiritual, mesmo em sua grande importância, não subsistia sozinho. Seria muita despretensão nossa pensar que nada mais existe além dessa convicção das realidades que não se vêem (a certeza daquilo que ainda não se possui).

É o lado humano do cego que acredito que desperte tanto interesse de Jesus, é por ele ser indefeso, esta qualidade que penso ser essencial para a sociedade do amor. Todo mundo, creio eu, deve ser um pouco dependente. O cego que vive sozinho e que de ninguém procura ajuda, nada possui, nada faz, nada vive. É por isso, talvez, que aquele cego precisasse tanto enxergar, porque se visse, não estaria desamparado.

Queria eu ser um pouco cego, para assim aprender a confiar nas pessoas. O que seria de um cego se não confiasse? É aquela mão, que não se sabe de onde vem, que ele espera que o leve para o caminho certo, já que não consegue discernir o caminho certo do errado. Foi aquele cego que, mesmo sem ter visto nenhum milagre de Jesus acontecer, acreditou naquilo que o disseram, e implorou a Jesus que o fizesse para ele também.

Se o cego é assim, tão maravilhoso, porque Jesus lhe fez enxergar? Deve ser pelo mesmo motivo que morreu na cruz, por causa do pecado do homem. O que me revolta, é que parece que Ele morreu em vão.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Parabéns! belíssimo post! Apesar de transmitir uma certa amargura pessoal , um descrédito no ser humano, tomara que essa minha percepção esteja errrada.
    Um abraço

    ResponderExcluir