Do bom e do mau

2 comentários

Cada vez mais tenho certeza de que, pelo menos em nível humano, não existe o que se chama de bom e mau. Existe, na verdade, a pretensão e a despretensão de se ser o que se deveria ser. O homem, ao contrário do que se diz, é inclinado para o bem, esta é a sua natureza.

Para um ser humano ser bom, basta-lhe querer, não se faz necessário que se concretize em perfeição seus atos, porquanto trata-se de uma pretensão impossível. O ser humano, na realidade, é por essência falho, imperfeito. Não se pode, portanto, cobrar de ninguém a perfeição, muito menos cobrar o melhor que este alguém pode fazer. Quando se trata do homem, o que se pode fazer é esperar o melhor, sempre e sempre, mesmo que esse melhor nunca venha a acontecer.

Por outro lado, é impossível também alguém ser mau. Para se ser mau faz-se necessário uma "robotização" da pessoa, pois é requisito um zero absoluto de sentimento. Sentir é, portanto, uma qualidade imanente ao ser humano. Alguém que tenha coração (chamado de o centro da alma) não pode ser mau. Por isso, pode-se dizer que, para considerar alguém como mau, basta-lhe não querer ser bom. Entretanto, uma hora ou outra acabará por sê-lo, seja para a sua mãe, ou algo (alguém) de valor semelhante, mas, por lhe faltar um tanto de esforço, perde-se todo o mérito.

Isto posto, pode-se dizer que para alguém ser bom, ser-lhe necessário força e coragem. Estas existem nas pessoas livres (Jesus chamava-as de humildes de coração). Trata-se de ser livre para tomar as melhores decisões, independente de outras influências, ser livre para esquecer-se do orgulho e se humilhar, deixar de lado o egoísmo, e praticar o bem para o outro, e, por muitas vezes, não ser conivente e imparcial. Essa liberdade é impossível, sim, mas, como já havíamos dito, basta-lhe a intenção de acertar. Os vícios estão nas intenções, os atos são só de sua concretização reflexos.

Por outro lado, quando se é escravo do orgulho, do egoísmo, do instinto animal, do racionalismo puro, do individualismo, por fim, acaba-se por ser mau. Pode-se achar melhor não se falar em mau, mas em fraco, é fraqueza não querer ser bom. Fraqueza e burrice. Na verdade, quanto mais o homem se perde no pecado, mais ele se transforma num idiota. O mal é algo que não existe em concreto, só o bem que existe, na verdade, o Bem com "B"maiúsculo. Portanto, só se pode tratar de um completo idiota aquele que transforma o mal de abstrato para concreto. Esvaziar-se, deixar de corresponder à natureza da humanidade, em outras palavras, não preocupar-se com os sentimentos, não amar, é o mais difícil de se fazer, é nadar contra a corrente, é querer ser nada, ser zero.

Por fim só posso dar um conselho, e o primeiro leitor sou eu mesmo. Deixe de ser idiota, preocupe-se com a verdade e com a justiça! Deixe de ser imbecil, ame! Deixe de ser inútil, trate os outros com misericórdia! E, por favor, queira ser bom.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Salve Salve Caro Igor.

    Muito interessante suas palavras, ao meu ver, dentro da evolução espiritual humana estamos sempre numa eterna transformação, creio inclusive que esta evolução não seja na vertical, mais sim no movimento em espiral. Tenho que por alguns elementos a este "semi" ensaio sobre o bem e o mal, questão complicada de ser discutida, até por que certos ambientes, choques, traumas, ou simplesmente a pura vontade de ser "Mal" podem influenciar uma determinada entidade. As vezes o julgamento sobre a maldade como um ato de um ser, podem estar extremamente equivocadas por nós mesmos. A varias "forças" que nós permeiam, podemos na frente sermos fortes, mas caso um dia vinhemos a fraquejar, como sera esse julgamento?

    -infinitum bem

    ResponderExcluir
  2. Você deu um enfoque interessante a essa dualidade que existe no ser humano (bom/mau, bem/mal), associando mau com fraqueza e bom à coragem, transpondo para o que vamos encontrando na sociedade, concordo que é preciso coragem e grande força interior para ser bom, há tantos atalhos que são atrativos, mas que escondem grandes perigos, que nos desviam do caminho do bem e do ser bom.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir