Da Liberdade Humana

4 comentários

Peço perdão desde já porque não estou lá com muita capacidade para escrever. Nem para pensar. Vou escrever o que já sei.

O ser humano, mesmo com todas as limitações impossíveis a ele, é definitivamente livre.

A liberdade é um dos três direitos naturais (vida, liberdade, propriedade) inatos ao homem. Afora a vida, é o bem mais importante e valioso que o ser humano possui.

Sem receio de dar uma conotação religiosa ao texto, digo que Deus fez o homem livre, e qualquer limitação a essa liberdade foge aos planos de Deus para ele. Repare bem no que eu disse: "Deus fez o homem" - isso quer dizer que Ele é nosso Criador e a Ele devemos nossa existência. No entanto, Ele "fez o homem livre". O que isto quer dizer? Quer dizer que mesmo sendo nosso Criador, mesmo que nós devamos nossa existência e também a continuidade da nossa existência a Ele, Ele não nos obriga a nada, nos fez livres. Deus nos ama tanto que preparou uma casa para morarmos e deixa-nos fazer o que quisermos com ela e nela. Não diz: "Eu criei a Terra, e já que você mora na Terra, só vai fazer o que eu quiser." Não! Deus nos deu tudo, e toda a liberdade para fazer tudo o que quisermos com tudo que Ele nos deu. No entanto, a nossa inteligência ou a falta dela é que dirá o que faremos com essa liberdade. Suportaremos as más consequências dos nossos atos.

Alguém pode dizer: "Mas Deus fez a lei, e devemos obedecê-la". Quem possivelmente disse isso o fez bem ao dizer que "devemos". Porque assim como já disse, Deus nos fez livres para cumprir ou não os seus preceitos. Se não cumprirmos, suportaremos as consequências. Disso que falei podemos depreender uma coisa: "A lei não é limitação à liberdade". E isso é verdade! Seja qualquer tipo de lei, norma, regra, nenhum limita a nossa liberdade, nós podemos obedecê-las ou não e, novamente, se não o fizermos, suportaremos as consequências.

Tanto falei de liberdade e não conceituei como penso que seja. Fá-lo-ei assim como dou o conceito de amor, transformando-o em verbo. Se o significado de amor é amar, já que ele se concretiza na ação, o significado de liberdade, para mim, nada mais é do que escolher. É livre quem tem essa capacidade.

Entretanto, assim como todos os bens que possuímos, não podemos abusar da liberdade (não estou nem aí para as repetições). Não sou eu que vou dizer como é que se abusa da liberdade, todos têm inteligência suficiente para discernir, ou melhor, quando se há vontade de discernir (existe ser "inteligente" mais perigoso [leia-se demoníaco] do que o egoísta?). Contudo, vou fazer uma simples demonstração de um abuso terrível da liberdade: é quando limitamos a liberdade do outro! Se formos falar em Deus, lembremos que Ele fez os homens livres e que ninguém pode limitar a liberdade de ninguém, ainda mais por motivos egoísticos. Na verdade, pode-se haver casos em que a limitação da liberdade seja lícita, contanto que o dono da liberdade não saiba o que fazer com ela. Aí se limita a liberdade por amor!

Sem mais o que falar, repito o que disse Ulpiano, visto que nos socorre bastante. São os preceitos do direito: honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere. Traduzindo: Viver honestamente, não prejudicar a outrem, e dar a cada um o que é seu. Quer ser justo? Então use a sua liberdade pautando-se nestes preceitos!

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Fiquei fascinada pelo que você escreveu.
    Que beleza como você apresentou o tema da liberdade, inserindo Deus no contexto de uma forma natural, sem querer impor um preceito ou um dogma religioso,ressaltando o "livre arbítrio" que Deus dotou o homem para fazer as suas escolhas,mas reforçando o assumir das consequências dessa escolha, ou seja liberdade com responsabilidade.

    E já que focou também o amor, transcrevo uma frase que li num marcador de página e que nunca mais esqueci: "sou livre quando sou capaz de amar sem nada exigir"

    O seu parágrafo final, quando fala do preceito do Direito, aponta a base da justiça em consequência da liberdade, pois é justamente o ferir de um desses preceitos que leva a que o indivíduo perca a sua liberdade, ficando confinado numa prisão, seja ela com grades visíveis ou não.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eis que encontro alguém que sabe usar ênclise e ainda escrer um belo texto sobre um tema super complexo.

    Crio que "honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere" resume tudo a respeito de liberdade sem agredir nenha crença ou vivença!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. queridooooo


    estou suepr atarefada, mas depois volto aqui... pode comentar a vontade lá.. sim!

    eu acho q pela primeira frase tb não concordo com o teu... a maioria não é livre..

    bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto, tenho uma visão muito parecida de liberdade e você se expressou muito bem. A liberdade dá sentido a vida, e não é uma coisa simples de se compreender como alguns pensam.

    Quanto ao comentário que você fez no meu blog, me identifiquei muito, também aproveito as férias para me dedicar aos estudos que a faculdade impede, nessas conheci Dostoiévski e Saramago, mas amanhã já volto para Arquimedes e Newton.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir