Pecador, eu

4 comentários
Tenho muita vontade de reclamar da vida. Mas, é uma pena, reclamar piora ainda mais as coisas.

É interessante a didádica de Deus, quando a gente pensa que está tudo péssimo e que a gente não vai mais suportar, vem uma coisa pior ainda e, diferente do que podíamos esperar, esse acontecimento não nos leva diretamente ao chão. Pelo contrário, descobrimos que somos muito mais fortes do que imaginávamos.

De vez em quando a nossa burrice nos oferece uma saída que nos vai derrubar mais ainda. É como alguém que está para se afogar e, em vez de tentar nadar pelo menos um pouco, superar o medo, o que seja, prefere dramatizar um afogamento para chamar a atenção de alguém. Agora imagine essa cena por outro prisma. Ninguém te vê chamando atenção, então, você desiste e aprende a nadar. Os cachorros aprendem a nadar sozinhos, porque nós não?

Talvez em todos os tempos esse foi meu maior erro. Implorar por ajuda talvez me prejudicou muito mais. Serei eu um samuray, que não admite perder uma batalha? Se for um, não sou tão digno quanto ele, porque não tenho coragem de fazer o harakiri. Imploro, entretanto com lágrimas nos olhos, ao inimigo, para não me deixar perder, peço que se renda, porque perder é demais para mim. Para isso, a voz da sabedoria me leva a pensar: "Quem sou eu para nunca perder, sou eu Deus?" Mas o ator que mora dentro de mim responde que não, que não sou Deus, nem o problema é perder, mas sempre perder. E continua o diálogo de mim com mim mesmo, ou de mim com o Deus que mora dentro de mim, como dizia São João da Cruz.

Uma coisa reaprendi uns dias atrás (a gente de vez em quando desaprende algumas coisas bem inteligentes), é que a gente só consegue escutar a Deus quando silencia o coração e a mente. Aí está o desafio, como silenciá-los? Respondo para mim e para vocês: "Te vira!" Talvez seja essa a resposta mais sábia que um pai pode dar ao filho, em vez de se virar por ele. Porque não aprendemos com os animais? Os animais "dizem" isso aos seus filhotes! A natureza tem também sua sabedoria, afinal, a própria Sabedoria foi quem a criou!

O perdedor que mora em mim vive a reclamar do tanto que tenho azar. Por outro lado, o Deus que mora em mim repete várias vezes: "Você tem sorte é demais! Parece que não sabe que sofrer aprender, e viver é lutar? Azar é daquele que não tem contra o que lutar e que não tem do que aprender. No final de tudo, ou até no meio, quem vai se dar bem é você!"

É Ele quem vai concluir esse texto dizendo: "Meu filho, lembra daquela passagem? Aquela que dizia 'olhai os lírios do campo'? Pois é, se a um passarinho não falta o que comer, quando mais a você que é tão especial a mim? Eu não te abandonarei nunca! Ainda que você morra de fome, aquele que não te deu comida será castigado e você terá um lugar especial na minha morada. Nas bem aventuranças foi isso que eu falei, lembra? Eu te entendo meu filho, mas te amo, e quero que você cresça!"

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Você parece "Don Quixote" lutando contra os moinhos de ventos, um idealista, sonhador lutando contra uma realidade que está muito longe dos sonhos e ideais que tem dentro de si. Este seu texto retrata muito bem aquilo que nos acontece com frequência: Tem vezes que sentimos vontade de reclamar da vida, e até o fazemos constantemente, embora tenhamos consciência de que de nada adianta, é o equivalente a "chorar pelo leite derramado", não adianta. Quando se cai, temos que levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, ir á luta, é fazer de cada queda o degrau para atingir o patamar superior, devemos lembrar que é quando tropeçamos e caimos que nos fortalecemos e nos preparamos para enfrentar novas quedas ou obstáculos que com toda a certeza surgirão.

    Quando começamos a andar, quantas quedas não demos até conseguirmos andar naturalmente? se ficássemos "lambendo ferida", reclamando da vida, nunca aprenderíamos a andar.

    Que Deus amorteça as quedas que possam surgir ao longo da sua caminhada pela vida e estando dentro de si te fortaleça e estenda a mão para que você se levante, sacuda a poeira e siga em frente sem esmorecer diante doscontratempos da vida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei.

    http://pontoclassificados.com

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes, a vida surpreende-nos nas emboscadas da razão, onde nos perdemos, nos labirintos de incerteza, em que nada parece bater certo, no caminho.
    Não sabemos de nós, quando anoitece bruscamente. Por vezes, a realidade rasga a nossa alma, e sentimos que pairamos, algures, entre o tudo e o nada. Somos o silêncio gritante, que evapora dos acasos, e anseia por uma voz que tome a forma de resposta.

    http://pergaminhosolto.blogspot.com - visitem e comentem

    ResponderExcluir
  4. É bem difícil calar o perdedor que vive dentro de mim. Às vezes acho que ele tem bem mais atenção do que merece, ainda não aprendi a máxima "Te vira!"

    Só nos resta mesmo olhar os lírios do campo e confiar!

    Abraço

    ResponderExcluir