O que é amar?

4 comentários
Eu não sei se sei o que é amor. Só sei o quanto difícil é amar. Essa relação que se funda nesse sentimento ou não sei mais no quê e que ainda é bilateral, ou seja, não depende só de um lado, que se concretiza numa troca de manifestações e que, ainda, não pode ser egoísta, ciumenta, orgulhosa, maldosa, impaciente, escandalosa, arrogante e incrédula.

Além de tudo isso, como se não bastasse, essa relação tem que ser livre, de ambos os lados tanto junto como isoladamente. Um não pode sufocar o outro assim como o inverso, os dois tem que ter sua independência e, além de tudo, completar-se já sendo completos. Completar-se já sendo completos? Complementar-se.

Como tudo isso é complicado! E, de fato, aprende-se errando. Erra-se e sofre-se as consequências desse erro. Uma pergunta fica no ar: existe a possibilidade do conserto? Eis que vem à tona aquela característica do amor, a bilateralidade. Quando um não quer, dois não amam. Decorrente disso surgem várias outras perguntas. O que faz aquele que ama, se realmente ama?

Existe juntamente ao amor a vontade de se estar junto? Ou, por outro lado, aquele que ama deseja estar longe do amado? Se sim, porque?

E como sabemos que amamos? Eu queria ter tido mais tempo para responder essa pergunta, porque não me sinto tão bem resolvido. Mas, se estiver certo no que digo, sei que amo quando o amado assim o é sem se fazer necessário. Sei que amo quando descubro que a ausência da pessoa amada é sentida mesmo sem que se fique um vazio na sua ausência. Uma coisa é certa: na precisão, na necessidade, não se dá pra saber se realmente se ama. Isso se descobre na inutilidade.

Porque ser tão sensível, tão emotivo? Eis uma qualidade prejudicial. Coração que sente é coração que sofre. No entanto, esse coração é o que é capaz de se abrir. Porque se abrir? Se abro-me e assim me prejudico é por que, quem sabe, alguém precise dessa minha abertura.

Abrindo-me de vez. Digo que amor só é bom se for vivido, se não for, é sofrido.

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Espetacular!! Em parte concordo com o que você referiu e em parte acabo por discordar e começo pela sua frase final,porque considero que todo o amor é vivido, porém penso que você esteja se referindo ao amor Eros, aquele que se complementa pela união de dois mundos diferentes formando um só universo, este sim se não for vivido a dois é sofrido. Sabemos que amamos alguém não quando se foi, mas em tudo que fazemos pelo outro, do cuidado que temos para com quem amamos...Interrompo aqui porque já estava ficando muito longo para um comentário, vou continuar, mas como um novo post...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. 'Completar-se já sendo completos? Complementar-se.'


    Gostei.


    =*

    ResponderExcluir