Verdade

6 comentários

Ser humano e pretensioso, um se liga ao outro quase que inexoravelmente. Esse ser insiste e insiste em tomár as rédeas da sua existência, reluta em querer armar o próprio destino (e que destino!). Essa é uma tentação terrível, talvez a pior, de querer ser senhor da própria vida, esquecendo-se do verdadeiro Kírios. Ele, sim, deve tomar conta da nossa caminhada.

Insistimos em dizer que conhecemo-nos, que sabemos o que precisamos, de onde vimos, pra onde vamos, porque vamos e, o pior de tudo, o que devemos fazer e o que nos faz feliz. Bem verdade que diante dessa nossa idiotice e presunção, dá-nos sincera vontade de rir! Quão idiota sou! Ou melhor, que besta sou eu para convencer-me que sei o que é melhor pra mim e que sei a origem e as consequências de meus atos!

Depois de ridicularizar-me bastante, devo eu, todavia, entristecer-me. Na verdade, temos um Senhor, Criador, Pastor, um Kyrios, que deve guiar-nos ao longo do nosso caminho. Ele, sim, é o único capaz de mostrar-nos nosso verdadeiro eu, ainda de onde vimos, para onde vamos, porque vimos a vamos, o que precisamos, porque precisamos, o que e por que devemos fazer. Enfim, Ele sabe o que nos faz feliz e por que nos faz feliz. Em suma, agora de verdade, render-nos à voz e direcionamento de Deus é a única forma de sermos verdadeiramente felizes.

Felicidade, eis a pedra que atrapalha o caminho desse texto. Tens a coragem e ousadia de dizer-te que és feliz? Como podes ser feliz enquanto tantos sofrem? Ainda podemos ir além. Sabes se serás feliz quando morreres? Se não, como podes afirmar a ti mesmo que és feliz sem saber se quando morreres, e isto pode acontecer a qualquer momento, serás ainda. Ouso constranger-te, ainda, dizendo que teu Kyrios pode frustrar-te quando o vires, afirmando que tinha para ti tantos planos e que ousastes executar os teus. Ainda diria Ele que tem uma coroa para ti, mas não pode te dar.

Ainda tu, pobre criança, contenta-te com tão pouco? Porque contenta-te com a vida e os frutos que tens? Achas muito o que fazes? Isso é por que não saber o que Deus tem para ti, se ouvirdes Sua voz e obedecerdes ao Seu chamado. Porque teimas em viver com tais migalhas? Porque insistes em ver os tubarões da superfície, sabendo que existem tantos tesouros no fundo do mar?

Esquece-te, portanto, dos conceitos que formastes sobre ti. Ajoelha-te e reconhece-te como pequeno, minúsculo, microscópico, diante daqule que te criou. Aceita ainda que tua inteligência é muito menor do que a ti mesmo e que, verdadeiramente, sobre ti não sabes nada a não ser aquilo que te foi possível revelar. Não esquece-te, pois, destas revelações, visto que trata-se de um pouco que tens de ti.

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. o texto está perfeita e intensamente escrito, mas tenho que discordar de você quanto ao assunto discutido. sinceramente, imagino que ninguém melhor que eu para definir o meu caminho. posso ser um dos idiotas citados no texto, mas não consigo mudar esse pensamento, já que minha experiência é que me define.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. " Porque insistes em ver os tubarões da superfície, sabendo que existem tantos tesouros no fundo do mar?"


    Gostei daqui.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Seu texto automaticamente evoca São Francisco de Assis,porque exalta a humildade, apesar do seu tom ser mais severo e até um pouco autoritário e implacável.
    Concordo com você que o Homem se ilude quanto a ser senhor do seu destino, tudo acontece com a permissão de Deus, embora com o livre arbítrio do Homem de escolher seguir ou não os seus desígnios e arcar com as consequências que dele advém. Mas discordo quando você questiona "como pode ser feliz se não sabes se quando morreres serás feliz", o ser feliz está no aqui e agora e não no que virá depois, a felicidade depende de onde você a coloca ou das expectativas que cria, por exemplo se para alguém ser feliz é tocar nas estrelas, é claro que não será feliz, por outro lado, o amor é capaz de fazer com que sejamos transportados até as estrelas e isso nos deixa feliz, num estado de êxtase. Uma vez ouvi uma música que dizia assim: "Felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes...a gente pode ser feliz é só não pensar no que vai ser..."
    Que você viva momentos felizes!Porque Deus assim o deseja e através deste cântico, o meu desejo para você: "...Paz, Paz de Cristo, Paz, Paz que vem do amor te desejo irmão, Paz que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão...se algum dia na vida você prcisar, saiba que sou seu amigo, podes comigo contar...o mundo dá muitas voltas a gente vai se encontrar, quero nas voltas da vida a sua mão apertar..."
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog

    Veio fazer um convite para seguirem meu blog.

    thevillet.blogspot.com

    ResponderExcluir