Da Felicidade

3 comentários

Não há como se falar em felicidade sem lembrar-se de tudo que aqui já abordamos, qual seja, verdade, liberdade, amor e Deus. Estes são setas que convergem para o fim único e, ausentando-se um, excluem-se os outros. Isto é, não existe felicidade, verdade, liberdade e amor sem Deus, assim como não há Deus sem felicidade, verdade, liberdade e amor.

No final das contas, tudo se resume em Deus. Aqui queremos pensar sobre nós, mas até para tanto devemos pensar Nele, já que é por Ele que fomos criados, de onde vimos e para onde devemos ir.

Não é difícil o raciocínio para conosco concordar, é só pensar que quando queremos dar significado a uma palavra devemos buscar, antes de tudo, sua etimologia. Em vista disso, perguntamos, qual a nossa etimologia? Quem acredita que veio do nada, sinto muito, mas sua vida não tem sentido, já que não tem nem origem! Nós, por outro lado, acreditamos que temos em Deus nossa origem, e Ele que por ser perfeito, não pode criar nada que também não seja. Assim fomos nós criados, perfeitos.

Dizer perfeição é dizer plenitude, falar plenitude é falar completude, e nisto pensar é pensar em felicidade. De fato, já fomos felizes. Não somos mais. Somos degenerados. Degeneramo-nos pelo pecado, e este é o motivo de todo sofrimento e infelicidade. Assim pensamos por que acreditamos que Deus, nosso Criador, criou-nos à Sua imagem e semelhança, ou seja, perfeitos. Dizer origem, natureza, é dizer essência. Acreditamos, pois, que o pecado é incompatível com nossa natureza, e essa nossa essência, na verdade, é santa. Se sofremos, é porque somos pecadores.

Quando se vive uma mentira não há como ser feliz, no máximo, vive-se uma grande ilusão de felicidade. Quero dizer que enquanto não se corresponder ao verdadeiro eu humano, que é, em primeiro lugar, santo, não há felicidade. Assim como não há como se dizer feliz enquanto se é escravo do erro. Ainda sendo verdadeiro e livre, não se pode de modo algum ser feliz enquanto não se ama, já que fomos criados pelo Amor e para o Amor.

Se se quer ser feliz, portanto, deve-se buscar tudo isso.

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Que belo texto! Uma exaltação da divindade que existe na essência do ser humano, tão esquecida por muitos, tão pouco encontrada no dia a dia, além de ressaltar os pilares dessa divindade: Amor, Liberdade, verdade, felicidade, que na verdade são uno indivisíveis e estão sintetizado em um único mandamento da Lei de Deus: "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".
    Nemastê!
    Que Deus continue a se a Luz do teu caminhar.

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão, a felicidade não existem sem verdade, liberdade, amor e Deus!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog

    Veio fazer um convite para seguirem meu blog.

    thevillet.blogspot.com

    ResponderExcluir