Da Presunção (ou soberba)

14 comentários

Este texto é dedicado a você e a mim (bem enfatizado) que pensa que é grande, quer ser ou acha belo ser assim. Digo logo que não há besteira maior a se pensar, querer ou achar. Afinal, o que é ser grande?

Ser grande é ser maior que os outros? Pode-se pensar assim, até porque tudo depende de um referencial. Consideramos algo grande até que encontramos algo maior, não é verdade? Por isso, se eu me acho grande, é porque me vejo maior que os outros. Todavia, meu querido colega, trata-se de uma imensa ilusão, eu não sou maior do que ninguém. Deveria, sim, me reconhecer como pior.

Na verdade, os talentos, que muito ou pouco eu os possa ter e, assim,  considerar-me grande ou pequeno, devem ser tratados com a devida  proporcionalidade. Não existe pessoa mais detestável do que um talentoso soberbo, nem existe pessoa mais admirável do que o humilde. Para quem não tem muitos talentos não é tarefa difícil ser humilde, é só se reconhecer como realmente se é. Aí é que mora o problema, o talentoso soberbo pelo menos é talentoso, mas e o soberbo que não tem nenhum motivo para o ser? Resumo esse infeliz em uma palavra: Ridículo! Assim me classifico.

É ridículo o meu peito estufado, meu olhar duro e seco, meu sorriso escarnecedor. É de se merecer o desbravar da razão dessa fuga da realidade, desse não reconhecer, desse iludir-se. Por que quero ser grande sem o ser? Isso é, na verdade, o desenvolver da semente que satanás plantou em cada um de nós. Por que não pensar que isso é mesmo influência de satanás na minha vida se a soberba é sua maior característica? É verdade, sim! Hoje sei que, se quiser dar um presente a Deus e um grande desgosto ao seu inimigo, é só arrancar de mim a soberba e buscar, como a quem procura água com sede, ser humilde.

Crescer em humildade, isto sim, é o abrir as portas para a grandeza. Deus não dá nada ao homem soberbo, visto que o ama, e torná-lo grande é condená-lo. Se eu quiser ser grande, que busque ser pequeno. Não é difícil chegar a esse raciocínio, para isto basta-nos imaginar uma árvore que quer crescer muito, mas não aprofunda suas raízes. Esta árvore acabará por ficar torta, já que não tem estrutura para ser grande. É um princípio muito simples: ao se crescer para baixo (em humildade), dá-se subsídio e sustento para o desenvolvimento no sentido oposto e concreto.

Não quero eu, nem você, creio, ser como aquele coqueiro: torto. Deus é que irá nos fazer grandes ou pequenos, dependendo de Sua vontade, até porque o tamanho de uma planta não depende dela mesma. Portanto, se desejo algo, hoje, desejo ser pequeno, ou pelo menos aprender a sê-lo.

Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. isso é um tema bastante controverso. otimismo demais é ruim, soberba demais tb, portanto o importante é saber dosar. concordo com tudo que escreveu. humildade nunca faz mal a ninguém porém o limiar entre ser humilde e ser bobo é tênue. cada a cada um saber lidar com isso.
    ótimo texto.
    se tiver um tempo acesse o meu blog.
    abraços.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Igor. Gostei mto. Suas palavras foram claras e diretas. Temos que buscar incessantemente pela humildade, pois isto, sim, que nos fará crescer, principalmente espiritualmente. E, certamente, uma pessoa humilde chama muito mais atenção que um soberbo, olha só que contraditório, mas é a verdade. Parabéns pelo texto. Georgia

    ResponderExcluir
  3. Humildade é realmente um bem precioso...

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.

    Nossa, mas que ótimo post, adorei teu blog e estou te seguindo...

    eu acho msm é que ngm deveria se achar melhor que ngm, assim como vc diz no texto, mas infelizmente as pessoas sempre vão ser assim, seja porque tenham uma beleza mais aparente que outras, ou mais dinheiro, melhores condições de vida...enfim, sempre vai ter um que se ache "o melhor de todos neh"...

    se puder dá uma passada lá no meu blog é de poemas e textos diversos, abraços, m!sunderstood

    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente, eu acho que a pessoa perde o brilho quando tenta parecer mais do que ela é. Muito interessante o texto!

    me faz uma visita http://doqueasguriasgostam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O coqueiro é torto mas é belo. A beleza das pessoas está em suas atitudes... Ser torto nem sempre é ser pequeno.




    www.communiquebr.blogspot.com
    A fórmula da informação

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, boa coerencia! São poucos que me prendem até as últimas linhas. Ótimo BLog, Voltarei mais vezes! ABçs, Marujo

    ResponderExcluir
  8. Brilhante texto, ao mesmo tempo que você inicia assumindo-se soberbo, suas palavras demonstram justamente o contrário, revelam um ser humilde que coloca Deus no centro da vida, semelhante a São Francisco de Assis. Os sábios, assim como os maiores cientistas, são aqueles que se destacam pela sua humildade, não se consideram maiores ou melhores do que ninguém.
    Parabéns!!!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar quero dizer que seu texto é ótimo e que você escreve muito bem.

    Sobre o texto, temos que aprender a ser medianos. Intercalar nossas certezas e nossas incertezas. Portanto, devemos ser grande, mas não tanto que consiga nos iludir a ponto de acharmos que podemos pisar no outro. Ao mesmo tempo devemos ser pequenos, humildes, para que os nossos sucessos não nos subam a cabeça.

    Eu acho que tudo que é demais estraga, então temos que achar o meio termo das coisas.

    Adorei o seu blog. Estou te seguindo!


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. concordo em alguns pontos ctg,
    mas em outros acho que vc exagerou vei
    na moral...

    http://nikomoska.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. "Tudo é vaidade" Santo Agostinho já dizia ...
    corremos o risco de nos engrandecer na grandeza e na também na nossa suposta "humildade" ... em Tudo O Senhor seja glorificado e quando temos no fundo da alma o desejo de em TUDO glorificar a Deus ( ou seja: dar a Ele os méritos de todas as coisas), Tudo se torna graça! "Tudo é graça" vai dizer Santa Teresa. A alma necessita é de desprender-se das coisas, daí nada se torna fardo, e nem se preocupa com nada ... pois tudo torna a Deus grande e dono! Dos nossos pecados, redimamo-nos e fiquemos em Paz!

    Paz a você meu querido!
    Gostei muito do texto!

    In Cor Iesu

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto...

    A realidade é que, assim como postei hoje no blog, as pessoas tem valores diferentes para cada um. Sou grande para os que me amam e maior ainda para os que não gostam de mim.

    Parabens...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. ví teu blog em um comentário de um outro blog. (nem eu mesma entendi o que dizer, mas, é, dessa forma te achei!)

    achei interessante o nome "consciência".
    E não me arrependi de ter lido cada linha que lí.
    E caiu como um conselho, precisava ouvir essas palavras, e você disse, em linhas maravilhosas.

    "Não existe pessoa mais detestável do que um talentoso soberbo, nem existe pessoa mais admirável do que o humilde. "

    Meu próximo post falará um pouco sobre isso.
    Se quiser conferir um pouco do que está no meu blog, agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Também me reconheço em "É ridículo o meu peito estufado, meu olhar duro e seco, meu sorriso escarnecedor".

    Busquemos mesmo mais humildade para deixarmos de sermos ridículos.

    Beijo

    ResponderExcluir