Carpe Diem

4 comentários
O tempo é uma realidade mortal, por causa dele os anos se passam e nós morremos. Quando morremos, essa história de tempo se acaba, entramos na eternidade. Uma realidade particular da eternidade é que nela nada se modifica. Por isso, para nós, humanos e mortais, o tempo é uma dádiva, por meio dele podemos evoluir, já que na eternidade nada muda. Outra dádiva é o sofrimento que, bem aproveitado através do tempo, eleva-nos até o estado de perfeição saboreado pelos santos. Todavia, ocorre que o homem, sem saber o sentido da vida, no desespero da incerteza quanto ao seu destino espiritual, contenta-se com este mundo mortal e cruel e, tentando fazer dele uma morada eterna, eterniza o hoje, esquece o ontem e abandona o amanhã.
 
Nós morremos, disto todo mundo sabe. Todavia, só o nosso corpo morre, somos, na verdade, eternos. Feitos de corpo, alma e espírito, aquele primeiro padece inevitavelmente, estes últimos não, não se destroem nem podem ser destruídos.  Recordemos que o homem foi criado eterno, passou a morrer por causa do pecado, mas, repetimos, só o corpo passou a morrer. Entretanto, assim como o homem antes da desobediência não morria, também não encontrava em si defeitos. Tinha, diferente de nós, inteligência, memória, vontade, afetividade, imaginação, espiritualidade e amor perfeitos, tudo estava voltado para Deus, assim como o espírito inteiramente elevado e a alma perfeitamente unida a Deus. Mas, veio o pecado e, de tudo isso, só restou imune a inteligência e a vontade, todas as outras faculdades  se encontram no homem como recém-nascidas. Do mesmo modo, o espírito é regredido e a alma separada de Deus.
 
Até que Deus, em seu infinitos amor, misericórdia, bondade, ..., decidiu que aquele homem, que Ele tanto amava e que o traíra, desunindo-se a Ele, deveria ser resgatado, redimido; queria o Amor destruir a morte que o próprio homem pelo pecado construiu. Apeteceu à Verdade que se tornaria homem e daria o exemplo de como assim ser; que iria mostrar-lhe o verdadeiro sentido da vida; que iria passar por toda humilhação, sofrimento e rejeição possíveis para que não possa o homem nada ter a reclamar sabendo que seu Criador havia passado por pior situação; que iria também afastar as tendenciosas interpretações e corrigir as distorções que a vaidade humana havia feito em sua lei, veio torna-la perfeita; e, enfim, quis afastar a morte que o homem havia criado para si, por ele morrendo e, definitivamente, a ela vencendo; além de outras maravilhosas obras. Fez tudo isso porque à sua amada criatura deu um bem maravilhoso, que é sua liberdade. Eu, mesmo, quando alguém que amo erra, tenho vontade de tomar sua própria vontade e por essa pessoa acertar. Pois sou assim, imperfeito, diferente de Deus, que respeita a nossa vontade. Por isso tudo, Jesus é o modelo de homem a ser imitado. Sendo perfeito em todas as suas faculdades, é o verdadeiro homem, completo e feliz. Imitar a Cristo é procurar a felicidade, terrena ou eterna.
 
Disso resulta algo que não é normal pensar e que, como a grande maioria das coisas que aqui escrevo, não tirei de mim, li em “O Diálogo”, de Santa Catarina de Sena. Ocorre que nessa vida temos, sim, a oportunidade de buscar essa elevação e sermos provados nela, numa dinâmica absurdamente perfeita. É por isso que Deus permite que em nossa vida existam adversidades, é nela que podemos treinar nossas virtudes. Devemos, pois, aproveita-las, se possível, refletindo em cada uma que passamos, qual é a virtude que o Professor vem nos provar. Pense sempre assim, como a vida sendo uma gigantesca escola na qual Deus é o professor. Quando não frequentamos à Igreja, deixamos de ir às aulas, porém, das provas não podemos nos ausentar, assim como ocorre em qualquer instituição de ensino que se preze. Na Igreja, temos os ensinamentos sobre a vida e as virtudes, os mandamentos, os conselhos, que não são nada mais do que manifestações do amor de Deus. Vemos também na Igreja a vida de Jesus, que é a coerência do Pai, de modo que o que o Pai diz, o Filho faça, é o próprio professor que ensina e que faz. Vendo os ensinamentos e o exemplo de Deus, somos bem mais capazes de sairmos melhores nas provas.
 
Ainda se pode crescer na graça. Quando estamos unidos a Deus por meio da oração, nossas faculdades são cada vez mais iluminadas por Deus. Todavia, existe um certo equilíbrio entre nelas, como que estas faculdades fossem a escala harmônica na qual Deus solasse. Nossa vida é, assim, uma música solada que Deus toca, as sete faculdades são a escala que Deus usa para tocar. Ocorre que assim como em uma música, nossa vida também possui um tom. Este tom é uma faculdade preponderante que o Pai nos deu,  de modo que cada uma tenha a sua,e também cada um tenha a sua harmonia, nas combinações entre os tons quando dos semitons. Eu, por experiência própria, creio que Deus deixado quase nada na afetividade e muito pouco na vontade, para que deixe quase completo em outras. Lembro a você que estar fora da vontade de Deus é cantar fora do tom. É terrível aos ouvidos de Deus e ao nosso quando do findar desta vida.
 
Findar desta vida. Não sabemos o momento em que vamos embora para a vida que presta. Por isto, só possuímos o hoje, o agora. O ontem já passou, não podemos modificar, mas, podemos recordar-nos dos erros passados para que assim não cometamos mais. O futuro, bem, quando se está na vontade de Deus, Ele o organiza para que estejamos preparados sempre para a Sua vontade. Entretanto, é o hoje, o agora, que importa. Pense no problema que você tem pra resolver hoje como uma equação que Deus nos dá. Esqueça do mundo e os seus “ensinamentos” diabólicos que dizem: “Aproveite o hoje, porque esta vida é efêmera.” Aí nós, idiotas como somos, damos ouvidos a este infeliz. Só que ele, astuto do jeito que é, nunca vai dizer que você vai estar destruindo seu amanhã! Aproveite, sim, o seu hoje, de modo que o seu amanhã seja preparado; aproveite o hoje para cantar conforme a música da sua vida; aproveite o hoje para tirar a nota máxima nas avaliações; aproveite hoje para começar a frequentar as aulas; aproveite o hoje porque você não sabe se existirá amanhã, e, se este não existir, talvez você seja reprovado.
 
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Parabéns Igor! Belas palavras. VC foi muito sábio ao dizer sobre o HOJE! Sabe o que eu mais gosto nesse seu cantinho? Vc transmite Deus nas suas palavras! Continue assim! Que Deus te abençoe, e que vc seja sempre canal Dele para as pessoas.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Magnífico! sua abordagem do hoje foi espetacular! mais ainda Associar Deus a um professor e a vida um exame e os problemas uma equação enviada por Deus para sermos avaliados.
    Parabéns!
    Namastê!
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir