Do Natal

7 comentários
049Não foi a rejeição que fez o Menino Jesus nascer em uma manjedoura, era Ele mesmo que não queria luxo. Afinal, não significa esta linda data também o modo como Deus quer entrar na nossa vida? Para viver um verdadeiro e santo Natal, precisamos estar vazios de qualquer coisa que não Deus, afinal, Jesus não nasceu em outro lugar porque estava cheio (Lc 2, 7). Por que, então, não pensar desse modo? Deus pode habitar em um coração que o divide com outras coisas? Não! Nem o quer, do mesmo modo que pôde nascer em outro lugar, mas também não o quis!
 
Também Ele poderia ter nascido com tudo que um Rei da majestade Dele merece, mas não o quis. Afinal, desde o seu nascimento Ele queria dar o exemplo. Pois, assim como as questões materiais pouco tem verdadeiro significado nas nossas vidas, sendo puramente questões acessórias, utilitárias, Deus não quer, nem pode visitar um coração soberbo. Por outro lado, num coração pobre e despojado está a perfeita moradia para o nosso Deus. Interessante também são os animais que acompanhavam o seu nascimento. De acordo com o trecho em Isaías (Is 1, 3), era um boi e um jumentinho. Afinal, que significam estes animais? Não seria o boi aquele que se dá como sacrifício e serve de alimento para os outros e o jumento aquele que serve? Podemos dizer, assim, que sendo este o modo de Jesus agir, que amar não é nada senão sacrifício e serviço. Jesus queria a companhia destes ali consigo. Jesus quer que nós sejamos assim, para sermos seus companheiros.
 
Agora, de onde vem esse nosso costume de presentear? Dos reis magos? Os reis magos levaram os presentes para quem, para a Virgem Maria e para o seu esposo, José, ou foi para o Rei que ali nascia? Por que nós, também, não damos os nossos presentes para Deus, que o merece, em vez de dar para tantas pessoas? O Natal não é de riqueza, mas de pobreza material. Não é isso que entendemos da manjedoura? Portanto, o Natal é repleto de significado que não poderá jamais entender aquele que vive a festa que o mundo inventou.
 
Não entendo porque tanta parafernália para um dia de Natal. Não entendo porque tantas luzes, tantos postes, e também não entendo porque ninguém se lembra da Estrela da noite.
Um feliz, rico e santo Natal.
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. O Natal já perdeu seu significado ha muito tempo na humanidade!Só não perde p quem é desapegado como vc disse Igor! A sociedade arruma signifcados para toda esta parafernália Igor para se justificar diante daquilo que não se quer deixar mais. Façamos a experiência do Espírito Santo que nos leva a reconcilar-nos com o nosso Deus e fazer a sua vonatde!

    Santo Natal!

    ResponderExcluir
  2. "Num coração pobre e despojado está a perfeita moradia para o nosso Deus." devemos fazer de nossos corações uma perfeita manjedoura para que o menino Jesus venha nascer em nós!! Ele não quer riqueza, Ele quer um coração puro, que só busque as coisas do alto, o céu!!

    Deus abençoe!! Santo Natal!
    Shalom

    ResponderExcluir
  3. O Natal é o dia em que eu nasci, também. Se eu não aprendesse nada, o negócio estava complicado.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  4. Faço dos seus questionamentos os meus. Transformamos a alegria do Natal de Jesus em euforia pagã. É tempo de comprar presentes para ganhar pessoas! Investimos dinheiro em relacionamentos ou compramos com cartão de crédito. Pagamos caro!Decepção!Desaprendemos que o amor só é verdadeiro se gratuito. Mas... do que estamos falando mesmo? Ah, do Natal! Criamos tantas coisas, nos ocupamos de tantos afazeres. Poxa, o menino nasceu e nem percebemos. Acho que estávamos trocando presentes naquela hora. Percebemos que alguém tinha batido na porta, mas a música estava muito alta, não conseguimos ouvir. E assim celebramos mais uma vez o aniversário sem o aniversariante. Será que estamos loucos? Salvemos o Natal!

    ResponderExcluir
  5. Me tornando fã dos seus textos, não foi uma atração imediata mais foi aos poucos que comecei a compreender o que você quer passar como mensagem! Espero que não seja tarde para te dizer Feliz Natal, afinal até o dia 6 é comemorado! Deus o abençoe, Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Igor no dia 08/12, ocorreu lá em casa o Natal em Família, como de costume. Trata-se de uma Novena de preparação para o Natal, que acontece na Comunidade, onde cada dia é realizada em uma casa diferente. Nesta ocasião, li o seu texto que tocou a todos. Deus o abençõe, que você continue sendo instrumento nas mãos do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Para mim, o que importa receber vários presentes de Natal, comer e saborear a ceia natalina, ver homens se vestirem de Papai Noel, e não vivendo o que a humanidade precisa viver: que é a paz e o entendimento do porque Jesus nasceu nesse dia? Shalom.

    ResponderExcluir