Do amor a Deus

4 comentários

29479-christ-holding-the-cross-greco-elTanto se repete que o Amor não é amado, como se soubesse realmente amar o amor. Só Meu deus basta, isto é o que se deveria repetir também aos quatro ventos, conquanto afirma-se tanto que Deus é Senhor, mas é o Senhor unicamente dos próprios caprichos! São crises do mundo do imediato e das fórmulas prontas. Nesses tempos atuais, muito se repete e pouco se reflete! Agora que santidade, finalmente, virou moda, barateou-se seu custo e qualquer um pensa que a tem. Fala-se sobre ela como se tivesse conhecimento de causa, mesmo que dela só tenha ouvido falar. É chegado o tempo dos muitos santos, mas, para que eles realmente existam, faz-se necessário duvidar!

Será que se proclama que o amor não é amado realmente como protesto? Só pode protestar aquele que cumpre. E para cumprir, o que é necessário? Muitas fórmulas verdadeiras existem e foram reveladas por aqueles que as praticaram, só que não se pensa muito sobre elas. Amar a Deus tornou-se algo tão fácil quanto julgar, isto porque não se pensa como é que se dá. Podemos amar ao Deus que é invisível e onipotente? Ao Deus que de nós não precisa, mas se faz precisar? Pode-se amar em abstrato, mas o amor não existe em abstrato, é concreto e tudo que é concreto! Então, como isto se dá? Eis, pois, a fórmula mais perfeita, e é o próprio Jesus que nos ensina: “Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mat. 25, 40) Atrevendo-se a adicionar à fala de Jesus, pode-se dizer: “Porque a mim não podeis fazer.” Naquele tempo ainda se podia, todavia, hoje Ele governa a Igreja do alto dos Céus com seu cetro de ouro, com toda a sua glória e esplendor. Dito isto, ainda se pode dizer, como o jovem rico, “mas eu o faço”, entretanto, colocar a máscara de Jesus no irmão para ama-lo com mais facilidade retira quase que todo o valor do ato, pois se finge que ama o irmão quando se está só correspondendo à fórmula. Para ser amor, tem de ser verdadeiro.

Deve-se ter cuidado, por outro lado, para não proclamar em alta voz a célebre frase de Santa Teresa d’Ávila com toda a vaidade do coração, dizendo, na verdade: “Só Deus basta para mim, e sei que não para ti!” Para algo bastar na vida de alguém, tem de ser o maior amor que o preenche por inteiro, trata-se, pois, do amor esponsal. Deus sempre teve amor esponsal por seus filhos, assim afirmou ao lhes dizer “és meu” (Is 43, 1), visto que o pai não tem a “propriedade” dos seus filhos, diferente do esposo e a esposa. Entretanto, tem-se toda certeza que, independente de qual for a vocação, não se nasce com tal digno e perfeitíssimo amor, mas se alcança com a ajuda Dele.

Para que a santidade não continue com a sua contínua e deliberada banalização, deve-se tirar a máscara e duvidar. Que não se confunda duvidar com julgar, porque a dúvida que aqui se erige é a da própria santidade, da própria correspondência de amor a Deus. Porque é inadmissível não proclamar-se santo, justamente por falsidade, porque se vê enganosamente muito mais santo que os demais, e tratar com desprezo e desconfiança a graça de Deus na vida do outro. Só reconhece um santo outro que é, e o mundo não está, por ora, abarrotado deles.

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Hoje santidade tornou-se algo externo
    mas Deus sempre olha o mais profundo
    como Madalena
    que exteriormente estava no inferno
    mas o amor a alcançou
    enquanto os homens queriam apedrejá-la.
    Como vc disse
    hje pra tudo tem uma formula
    na epoca de Jesus tb existia
    e ele quebrou a maioria delas
    com sua vida e amor.
    Amar o amor é ter o amor para amar
    pois quem não possui o amor não ama!
    E Deus só pode bastar em nossas vidas
    se antes o reconhecermos como Deus,
    se isso acontecer ele realmente nos bastará!

    ResponderExcluir
  2. O jeito que você fala de Deus é tão lindo que eu sinto tua fé daqui Deus te ilumine!

    ResponderExcluir
  3. caramba! cresço cada vez mais lendo esses texto... é uma forma clara de ver as coisas de Deus e da igreja... esse do amor me mostrou exatamente td que eu tenho que fazer pra melhorar aquilo que eu chamo de Amor... que Deus continue te abençoando viu? שלום!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo Helo. Deus merece ser amado a cada dia mais, mas infelizmente ELE não é amados por todos nós, mas como fazermos pra ELE ser amado como merece? levando a sua experiência de vida para aqueles que não o conhece. Muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.

    ResponderExcluir