Do Discernimento

15 comentários

smiguelNão há como falar em vontade de Deus, voz de Deus, palavra de Deus, o que for que pode ser proveniente Dele ou não, sem se falar nisto, no discernimento. Trata-se de um dom. E o que se tentará por aqui, é, com toda humildade possível, explicar de que modo este funciona, visto que o exercício dele não se dá puramente de modo sobrenatural, é certo que pode ocorrer e ocorre, principalmente quando o possuidor do dom não tem conhecimento do pouco sobre discernimento que aqui será exposto e quando não lhe é suficiente a razão. É o que ocorre, por exemplo, com um objeto amaldiçoado, só se discerne isto de modo sobrenatural. Nossa parte, pelo visto, é a racional.

Em uma primeira acepção, podemos dizer que aquilo que é vontade de Deus dá bons frutos. Jesus já afirmava que uma árvore boa não pode dar maus frutos e uma árvore má não pode dar bons frutos (Lucas 6, 43s). Por isso, digo que aquilo que é vontade de Deus edifica, constrói, leva cada vez mais para a santidade, para o amor; por outro lado, aquilo que é vontade do homem não faz lá tanta diferença; mas, quando vem da carne, a destruição acontece, seja na espiritualidade, na afetividade, onde quer que seja, quando a vontade da carne reina, reina também a destruição. Por isso, em nossas escolhas, quando não discernimos antecipadamente, prestemos muita atenção nas consequências, elas nos mostrarão evidentes sinais de Deus, ou não.

Não obstante, um sintoma da vontade de Deus é que nela consta todos aqueles valores que Deus promove nos evangelhos. Em primeiro lugar a caridade, o amor, está sempre presente naquilo que é vontade de Deus. Se, por um acaso, alguém, em oração, “profetizar” algo que não concorda com os princípios da caridade, diga-se a paciência, a bondade, pobreza, humildade, mansidão, união, liberdade, altruísmo, perdão, justiça, verdade, fé e esperança, saiba que, discordando, pelo menos, de um deles, aquilo não provém de Deus. Não é o que mais se diz em alguns lugares, que Deus não é incoerente? Pois é, Deus nunca irá revelar ou inspirar algo que discorda de si mesmo. Vemos isto quando há algumas palavras de julgamento que dizem ser de Deus, mas, nem Ele mesmo julga; é lento na justiça e veloz na misericórdia. Tomemos cuidado, pois, com os falsos profetas, que algumas vezes podem ser nós mesmos.

Outro erro que costuma ocorrer, quando não se usa a inteligência para as coisas de Deus, é que nós, algumas vezes, queremos que Deus faça aquilo que queremos, comportamo-nos como filhos mimados. Partirei para a primeira pessoa do singular para explicar. Imagine que existe uma garota, já que sou homem, apaixonada por mim, e Deus disse a ela que eu serei dela, que serei seu esposo. Só que eu estou apaixonado por outra pessoa, e já estando em processo de iniciar um relacionamento, será que foi Deus que disse isto mesmo, ou foi a vontade de seu coração que falsificou a voz Dele? Muitas vezes falsificamos a voz de Deus em virtude da nossa vontade e burlamos a vontade dos outros e a de Deus. Se Deus “cria” um relacionamento, obviamente, existe a semente no coração dos dois. Obviamente que o oposto pode ocorrer, uma legítima revelação divina de que o outro é algo que o “pertencerá”, mas aquele não acolhe a fagulha de sentimento que tem em si. Quem irá provar? O tempo! Afinal, a árvore não tem seus frutos? Entretanto, isto (de falsificar a vontade de Deus) ocorre em tudo, e tem raízes profundas que podem ser objeto de outro texto, não cabem aqui.

Mais um critério (e este é importantíssimo), é que além dos frutos de santidade, aquilo que é vontade de Deus possui os frutos do Espírito. Entendamos a diferença: quando falamos dos princípios evangélicos, dissemos que, quando se age conforme a vontade de Deus, atua-se conforme os seus princípios e; não agindo conforme eles, não se está em conformidade com a vontade de Deus. Ocorre que, quando estamos em acordo com a vontade de Deus, gera em nós um tanto ou um bocado de caridade, de alegria, de paz, de paciência, afabilidade, fé, brandura e esperança . Afinal, seria um tanto desgostoso fazer a vontade de Deus se não foste isso, mas, ela nos dá todo o gosto e não existe suavidade maior. Por outro lado, aquilo que não é desta vontade, não gera tais frutos dentro de nós. Além destes, pode-se incluir mais dois frutos: humildade e equilíbrio! Santa Catarina de Sena dizia (e quem somos nós para tirar-lhe a razão) que aquilo que vem de Deus gera humildade. Todavia, não estar na vontade de Deus não pressupõe que possamos deixar de praticar a humildade, mas, quando estamos nela, o orgulho não aparece. Também o equilíbrio, pois Deus dá a graça de lidar com tudo que nos proporcionou. Isto não desnecessita o nosso próprio esforço para atingi-lo, até porque Deus dá os peixes, mas nós devemos lanças as redes.

Um último, não que não exista mais critérios, é que aquilo que é vontade de Deus está em conformidade com os ensinamentos da Santa Igreja Católica, está em acordo com a sua sã doutrina. Até mesmo porque é o próprio Cristo a cabeça da Igreja.

Tomemos cuidado, entretanto, quando estamos em situação de hierarquia, achando que agora sabemos tudo sobre discernimentos. Nós devemos ouvir, sim, a voz de nossas autoridades. Entretanto, pode-se criticar um tanto acerca disso! Se verificarmos algo que destoa da vontade de Deus, devemos procurar agir com humildade, mas não podemos calar. Santa Edith Stein corrigiu sua madre superiora e esta teve a humildade de pedir perdão a Deus pelo seu erro que a santa reparou. Muitas vezes, quando somos autoridades, pensamos que por não ter razão perderemos a autoridade, mas sim, o que perdemos é toda humildade de reconhecer um erro. Quando somos autoridades, devemos agir com todo amor possível. Sejamos autoridades como Deus é nossa!

Enfim, não existe critério mais importante para o discernimento do que o espiritual! Em alguns, Deus age na sensibilidade. Ocorre quando aquilo que não vem de Deus causa incômodo, mesmo físico, ou um certo desgosto (lembrando que isto ocorre para quem tem o dom); em outros, a graça de Deus é tão grande que age nas faculdades superiores, pois Deus revela todo o problema da situação, ou mesmo, quando já atingido o grau da santidade, a pessoa não consegue se comportar de modo desarmônico com a vontade de Deus. O primordial mesmo é a vida de oração e sacramental, o racional é importante, mas vem por acréscimo.

Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Para garantir que ganharei o livro colocado em "sorteio", aqui farei meu comentário :)
    Esse texto veio até para exemplificar o anterior, não é ? esse que fala da diferença entre vontade e permissão de Deus.
    Fico muito feliz em poder ter lido, e garantir que é com o poder da oração que tudo isso comentado será revelado.O discernimento nos conduz a não ser precipitados, a não falarmos apenas pelo nosso "achódromo", e sim pelo coração !
    Bem, que Deus continue a te usar como Seu instrumento para ser via de acesso para nós que temos sede de Deus e de seus ensinamentos .

    ResponderExcluir
  2. esse texto me ajudou a compreender bem mais além sobre o dom do discernimento, na minha opiniao é um dos maiores dons que a gente pode ter, a pesar de ser um pouquinho chato né igor? mas enfim ,parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Esse texto me ajudou bastante a compreender o que eu achava que entendia: o discernimento! Deus continue te abençoando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Igor ...
    muito claro, seu texto!
    É bem isso mesmo que vc disse.
    Concordo que o dom do Discernimento (como Carisma numa Comunidade é para alguns que o utilizarão na necessidade do momento) porém o dom do discernimento, assim como todos os dons são para todos que o assim desejar, e necessitar e pedir em oração, conforme a abertura do coração ao ES para entender ou levar a pessoa a decisões e caminhos seguros, na vida, estes, apontados por Deus.

    Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. carah muito legal o texto,eu após o DSF, tenho tido muitos DICERNIMENTOS pedi muito a Deus esse dom pra que eu podesse compreender algumas coisas e até mesmo deichar de ser preciptado e agir pelo impulso do momento, e através desse dom tenho escultado mais a voz do senhor, toh conseguindo crescer bastante espiritualmente atravez da graça desse dom, apesar de muitas vezes em calar e me amedrontar diante da fraqueza da carne, mas jah toh trabalhando nisso, parabéns nnao so pelo texto mais pelo blog, muito bom mesm.

    LÉO MADRUGA

    ResponderExcluir
  6. Imagine que existe uma garota, já que sou homem, apaixonada por mim, e Deus disse a ela que eu serei dela, que serei seu esposo. Só que eu estou apaixonado por outra pessoa, e já estando em processo de iniciar um relacionamento, será que foi Deus que disse isto mesmo, ou foi a vontade de seu coração que falsificou a voz Dele? Muitas vezes falsificamos a voz de Deus em virtude da nossa vontade e burlamos a vontade dos outros e a de Deus. Se Deus “cria” um relacionamento, obviamente, existe a semente no coração dos dois.
    ESTA PARTE DO TEXTO FOI UMA HIPÓTESE OU UM FATO OCORRIDO?
    NEM TUDO NA NOSSA VIDA É VONTADE DE DEUS, POIS MUITOS ACONTECIMETOS OCORREM EM VIRTUDE DAS ATITUDES HUMANAS? OU TERIA VONTADE QUE CATASTROFES, ACIDENTES E OUTRAS FATALIDAES ACONTECESSEM?É IMPORTANTE TER DISCERNIMENTO E MATURIDADE PARA SE FALAR SOBRE A VONTADE DE DEUS!BJS E QUE DEUS TE ABENÇOE MEU QUERIDO AFILHADO! ;)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por expor com tanta clareza o que nem sempre conseguimos ver bem nítido, isto é, o discernimento entre a vontade e a permissão de Deus como outrora você clarificou. Um pequeno ponto que ressalto, nem sempre os prazeres da carne ou do físico estão ou estarão em desacordo com a vontade de Deus.
    Deus te ilumine!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!!
    De coração! Muito bom, de verdade.
    E a música é melhor ainda... Amazing Grace é perfeita.
    Obrigado pelo blog, e obrigado Senhor pela vida de Igor. \o/

    ResponderExcluir
  9. Tendo sido muito bom no conteúdo, foi um dos piores que já escrevi, estilisticamente falando.

    Respondendo à minha madrinha: Já aconteceu comigo e com outras pessoas, sim. O discernimento que Deus dá na minha vida acaba ajudando aqui.. =P Agora digo também, madrinha, que tem que ler os outros textos pra entender direitinho. São interligados!

    À Ceu: Lendo a Bíblia a gente percebe que é raro não estar em desacordo com a vontade de Deus (principalmente o Novo Testamento). Somos seres, primordialmente, espirituais e pertencemos ao Céu. Vontade de Deus, sim, são os prazeres da alma e do espírito!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você Igor, mas você acaba por concordar comigo, quando diz "...é raro não estar em desacordo..." se é raro, significa que é difícil de encontrar, mas que não é impossível.
    Shalom!

    ResponderExcluir
  11. Rezemos então para que a nossa vontade esteja em comunhão para com a Dele!

    - faço das palavras da nossa amiga blogueira acima! "se é raro, significa que é difícil de encontrar, mas que não é impossível."

    Shalom do pai Iguinho!

    ResponderExcluir
  12. Estou aqui Igor, consegui!\o/

    Bom pra falar do texto, gosteei muito e me revelou muitas coisas tbm, me fez peensar heim, =D.

    Deus abençoe sempre sua kbeça! bju

    Shalom

    ResponderExcluir
  13. Suas palavras sempre falam comigo.

    O encanto das entrelinhas me permite reencontrar o Eterno.

    Obrigada.

    Tem post novo no meu.

    Beijos.
    Shalom.

    ResponderExcluir
  14. Me identifiquei bastante com o texto. Será que aquela voz que nos traz uma novidade, contradizendo algo planejado tão coerentemente foi a voz de Deus, ou foi o nosso coração transfigurado pelo nosso desejo? Nos mostra uma luz intensa essa frase porque, quase sempre, os desejos ambíguos de nossos corações trazem desconforto e ficamos perdidos, confusos mas a vontade de Deus não é ambígua nem confusa, mas reflete equilíbrio!

    Perdão por qualquer incoerência.

    Parabéns pelo blog, é um prazer ler textos tão bem escritos, claros, criativos e, o mais importante, que nos inspiram a estar em contato com Deus!

    ResponderExcluir
  15. É muito prazeroso saber que seus pensamentos estao voltados para o pensamento de Deus. O mun do erra pois muitas vezes queremos que nossa vontade, nosso instinto de seres humanos prevaleça. Quando Deus fala, as plantas escutam o vento ressoa, a luz brilha. Quando Deus fala aos homens existe a facilidade de entendimento. Agora a dificuldade para ouvir a sua voz é grande pois nunca calamos. Estamo sempre falando, tagarelando que muitas vezes Deus aponta o direcionamento e nos nos perdemos pois não conseguimos, naquele momento ouvir a sua voz. Temos que parar para ouvir a Deus, seja no silencio do seu quarto, na sua sala, no seu trabalho, no seu grupo de oração. E falamos com Deus também quando escutamos o irmão que sofre, quando vivenciamos seus ensinamentos em nossa casa, com nossos pais, quando aceitamos o irmão como ele é, imagem e semelhança de Deus. Saber distringuir a vontade de Deus e a do homem é facil.!!! basta deixar que o tempo se encarregue para construir o que Deus quer que se concretize!
    Eu concordo com você e peço que esta unção, que vem do Espirito Santo, permaneça sempre em seu coração!
    Marinaldo Barbosa

    ResponderExcluir