Da inatingibilidade de Deus

5 comentários

São João da Cruz disse, “Deus é inacessível”. Se Deus é inacessível, também é inatingível, intocável. São Pio de Pietrelcina, ao dar a comunhão a quem estava em pecado mortal, via Jesus chorando; e ao dá-la a quem estava na graça, via-o sorrindo. Parece que Jesus chora porque se deixa atingor. Contudo, não é assim que ocorre.

Nenhum pecado do homem pode ferir a Deus, nem na pessoa do Pai, nem na do Filho, nem na do Espírito Santo. Seria igualar o homem a Deus se este pudesse atingi-lo. Na verdade, o pecado fere a Deus infinitamente (já que Ele é infinito, nada de finito pode O ocorrer), pois Deus sofre pelo homem, pelo pecado do homem, pela negação do homem, não porque este pecado o atinge. Repito, Deus sofre infinitamente por causa do pecado do homem, por amor a este.

Mas, então, por que não se pode comungar em pecado mortal? Creio que seja por uma razão simples. Quando morremos em pecado mortal não atingido pela contrição ou qualquer outra coisa que o perdoe, não podemos entrar no Céu, a exceção dele é a morte! Explicando melhor, só existe o sim ou o não, o Céu ou o inferno, por isso, se não se vai para Aquele, se vai para este. Disso podemos depreender que, a pessoa que comunga em pecado mortal não pode entrar em Cristo, e Cristo nele, assim como a pessoa que morre neste pecado não pode entrar no Céu. Resta-nos, pois, a morte e o que leva a ela aqui na terra. É por isso que São Paulo nos diz: “Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos.”

Pergunto-me e pergunto também a você, se comungar em pecado mortal nos leva ao que nos foi descrito por São Paulo, Deus, que nos ama infinitamente, iria sorrir ou chorar? Eu respondo o mesmo que você, chorar. O amor de Deus pelo homem, em vez de fazê-lo irar-se conosco, faz com quer Ele derrame lágrimas. Eu tive a graça de perceber isto e não querer mais fazer Deus chorar. E você, fica contente ou indiferente com o sofrimento de Deus por si?

É por isso tudo que Deus Pai informa a Santa Catarina de Sena que “o cristão infiel padecerá mais do que o homem não batizado” (O Diálogo, p. 58).

Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Muito bom o seu texto. existem poucas pessoas que escrevem sobre assuntos religiosos.
    Parabéns. muito legal seu blog.
    Continue na fé.


    http://luizlukas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. e aí, cara. não tenho religião, mas continue postando, creio que você deve ter muitos seguidores.

    ResponderExcluir
  3. Lendo o seu texto antigos questionamentos surgiram:
    Se Deus não pudesse irar-se não haveria necessidade de ter vindo na forma humana para nos redimir dos nossos pecados; Que necessidade teria de Jesus se sacrificar por nós e dizer enquanto estava na Cruz: "pai perdoai-lhe porque não sabem o que fazem"?. E as passagens do Antigo Testamento que narram a ira de Deus para com os povos infiéis e pecadores?
    Shalom!

    ResponderExcluir