Da Predestinação (Teoria Geral)

4 comentários

Todos são predestinados a salvação! Dizendo isso já instigo o orgulho intelectual de muita gente que adota corrente diversa. É a verdade que acredito e acredito que seja verdade. Na verdade, nenhuma outra me atrai, visto que são incompatíveis com alguns princípios que vou lembrar. Todavia, aviso desde logo, isso é a teoria geral, para todo mundo; existe uma teoria especial muito mais complexa, sobre a qual não me considero ninguém para falar. Prefiro, por enquanto, pensar no caso geral e isto me serve.

Em primeiro lugar, o futuro não existe, assim afirma Santo Agostinho. Se não existe futuro, não existe destino, nada há nesse mundo que não se possa mudar de rumo. Portanto, se tratamos essa questão de predestinação como algo que está certo para acontecer, como que se eu nascesse para ser médico eu estou fadado a sê-lo, ela não existe. Todavia, pode-se questionar acerca das profecias divinas, argumentando-se que ela falava sobre um futuro certo. Sim, elas falam do futuro, isto é certo, entretanto, mesmo não existindo futuro, existe tempo. O tempo foi criado por Deus, para que o homem morresse, e Ele é eterno, portanto, vê o nosso atual, passado e futuro presente como eterno presente.

Um segundo ponto é o nosso livre-arbítrio. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Criou assim com suas características, uma delas é a liberdade. Deus, que é livre, e plenamente livre, criou o homem também livre. Esse homem, em seu primeiro ser existente, usou sua liberdade para negar, desobedecer Àquele que o criou. Adão era predestinado a ser feliz, eterno, livre, santo. Todavia, escolheu não sê-lo, preferiu cair na mentira da serpente e querer ser como Deus. Assim como Adão foi predestinado a tudo isso que eu disse, nós também somos. Contudo, podemos negar tal predestinação. Deus tem um plano de amor para cada um de nós, isto é, cada um nasceu para ser algo, entretanto, todos somos livres para escolher. Destino não é algo certo. Predestinação não é predeterminação. Destino é o fim para o qual fomos criados. Nosso destino é Deus.

Um terceiro ponto, e talvez o mais simples deles, é que Deus é amor. Sendo amor, no ato da criação, amou tudo. Ele olhou para Adão e o amou, assim como para Eva, Caim, Abel, Moisés, Maria, Francisco, Catarina, João, Igor. Ele olhou para todo homem, em toda história, “presente”, “passado” e “futuro”, e os amou. São Paulo afirma, “Dele, por ele e para ele são todas as coisas.” (Romanos 11,36a) Se o Pai criou todas as coisas para seu Filho, criou também todos os homens para Ele. Se criou toda a humanidade para Jesus, a criou para si, este é o fim dela, de onde veio e para onde deve ir. Isso bate de frente com alguns que dizem que Cristo morreu só para alguns, que a predestinação é porque alguns que nascem devem ir para o Céu e outros para o inferno. Eu, na minha humilde burrice, acredito que o Deus que ama criou todos para serem salvos e até por isso quis redimir toda a humanidade por meio do Seu sacrifício (leia-se do sacrifício do Seu Filho).

Meu Deus, se não for limitação minha, se não for por cegueira, falta de estudo, oração ou qualquer outra coisa e isso for muito mais complicado e eu estiver errado, me corrija, por favor. Mas, isso realmente for simples, como foi meu raciocínio, porque tanta gente não consegue entender?

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. humm...acredito que certas perguntas só a morte responde....destino, sorte ou azar?.....mesma coisa...abraço

    http://ahistoriacomoelafoi.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante esse texto . É bom pra refletir nessa hora .
    :)

    ResponderExcluir
  3. Aê Igor, tb não me considero fodão pra resolver de vez esse assunto, mas vê se assim rola:

    hipótese + fato = idéia

    hipótese 1 = Deus quer salvar todos.

    hipótese 2 = Deus vai salvar os eleitos.

    fato geral = algumas pessoas são salvas, outras não.

    *caso 1:

    hipótese 1 + fato = idéia "x"

    Deus quer salvar todos + Alguns não são salvos = DEUS FAIL

    *caso 2:

    hipótese 2 + fato = idéia "y"

    Deus vai salvar os eleitos + Alguns não são salvos = DEUS PERFECT

    Que tal o raciocínio?

    Não vi isso antes em lugar algum, foi um "insigth" q tive depois de ler teu texto. Obrigado por isso! Rsrs

    ResponderExcluir
  4. Que todos somos eleitos de Deus para alcançarmos o paraíso que ele criou para nós e que temos o livre arbítrio de querer ou não alcançá-lo eu concordo. Penso que não há predestinados nesse sentido.
    O tema não me parece tão simples e linear como você descreve, afirmar que o futuro não existe, até certo ponto concordo, em última análise, o futuro será sempre o presente, mas finito,a morte é o futuro na dimensão física, a partir daí nada se pode afirmar, só quando vivermos esse momento. Também poder-se-ia pensar que a morte física seria o destino da vida e portanto nada podemos fazer para alterá-lo, existem muitas histórias verídicas de pessoas que "não estavam destinadas a morrer naquele momento" por exemplo, as pessoas que não embarcaram naquele avião da Air france que caiu nas águas territoriais do Brasil, simplesmente porque chegaram atrasadas, terá sido coincidência? terão elas modificado o seu destino ao atrasarem-se ou atrasaram-se para cumprir o seu destino que não seria morrer naquele momento?
    é um tema muito bom e desafiante, aliás como são todos os seus textos
    Shalom

    ResponderExcluir