Da Irresponsabilidade

2 comentários

1298862680_d7f76bbc69Esponsalidade vem de esponsal. Do mesmo modo, responsabilidade vem de resposta. O tempo passa e a vida vai se transformando cada vez mais numa brincadeira. As pessoas estão cada vez menos levando as coisas a sério. Num aspecto geral, isto é bastante preocupante. Entretanto, o problema é que essa irresponsabilidade não se encontra não só nas pessoas do mundo, ela está entrando diretamente e contaminando a Igreja. Cada vez mais os próprios cristãos estão construindo sua própria casa no inferno sem saber. Vamos responder pelos nossos atos.

Brincadeira pra lá, musiquinha pra cá! Modinha aqui e ideologias ali. É incrível como estão contaminando toda a mensagem do Evangelho com um monte de baboseira! Com o intuito de trazer mais e mais gente, estão caindo numa bela armadilha. Existe uma raiz em cada ato nosso, e esta raiz estando contaminada, toda a consequência vai estar também. Não sabem, esses irresponsáveis, a seriedade da mensagem do que estão lidando.

Não pensem vocês, que por estar na Igreja, ir à missa todos os dias, rezarem, vocês estarão isentos de uma realidade chamada inferno! Podem pensar que estão fazendo tudo certo, mas as consequências vêm à tona para lhes mostrar a realidade. É uma grande armadilha a tentação da grandeza! Partindo do pressuposto de lotar, usamos de todos os artifícios para chamar mais e mais pessoas para a nossa maldita rede, mas não nos importamos se elas realmente estão sendo salvas. É como se tudo fosse mágica!

Acabamos por envenenar tudo! Tudo fica maldito. Mentimos e fazemos tudo para acobertar as besteiras que fazemos. Nós, cristãos, temos que nos preocupar, pelo amor de Deus, com a verdade do Evangelho! Aquilo é sério, não é uma brincadeirinha! Não é porque se é criança, adolescente ou recém-adulto que vai deixar de ser algo sério e que tem consequências por toda a eternidade! É triste que por vivermos no tempo, esquecemos que nossos atos ecoam pela eternidade, na medida da misericórdia de Deus. Preocupamo-nos tão somente com o hoje, e o hoje, e o hoje! Devíamos aprender com as abelhas, elas que tem 100.000 vezes menos neurônios que nós, sabem se organizar e pensar no futuro de maneira responsável. Nós, por outro lado, somos completos idiotas e só pensamos em agradar ao nosso ego e salvar a nossa pele.

Ah, com quanta gravidade vamos responder por esses malditos erros. Erros que tem sérias consequências. Porque nós não conseguimos ver um palmo a frente da nossa testa? Porque somos tão cegos? Somos nós, os cristãozinhos, que vamos pagar as piores penas no inferno, se para lá formos.

Sabe o que é pior? É quando a ideologia entra em nossas mentes e tudo se justifica! Evangelho não é ideologia, é verdade! Não precisamos defende-lo, porque a verdade não precisa de defesa, precisamos propaga-lo porque a verdade deve ser dita e ouvida. Não porque ela é nossa ideologia, não porque é o que acreditamos, mas porque é verdade e esta verdade salva! Prefiro eu ser um simples leigo que levo a minha vida com responsabilidade, pensando nas consequências dos meus atos, do que ser um coitado de um sacerdote ou consagrado irresponsável que corre o maior perigo de ir arder no inferno! Prefiro eu ser ilha dentro da Igreja do que estar numa paróquia ou numa comunidade de qualquer modo, e, em vez de salvar almas, estar condenando a minha e a de todos que estão ao meu redor.

Porque não conseguimos pensar que o fruto da nossa evangelização é como se fossem frutos de uma árvore que somos nós? Se estivermos evangelizando da maneira errada, esses frutos serão contaminados, sim! E só a misericórdia de Deus para consertar esta tremenda porcaria que fizemos! Só a misericórdia de Deus em fazer com que essa alma potencialmente condenada encontre um verdadeiro cristão, do modo que seja, que lhe mostre o que é a verdade, porque Deus, ao contrário do que um monte de gente é levada a pensar, não é mágico. Deus não precisa de nós, somos nós que precisamos de nós mesmos e Deus nos faz precisar de nós mesmos. Na medida em que nos tornamos maus samaritanos, vamos responder por isso.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Igor, a mais pura verdade! Esse texto veio em uma boa ora para percebermos o quanto "ser miserável" não vai nos levar a lugar nenhum, se nao a inferno! Dei valor ao seu texto, parabéns e mto obrigado. Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Aqui você passa uma imagem muito austera, severa do ser cristão e do Evangelizador, concordo que devemos pensar nas consequências que virão dos nossos atos,há que haver regra, um fio condutor, uma linha mestra, mas adapatada a realidade dos tempos em que vivemos, para que possa alcançar o maior número de pessoas e trazerem de volta aquelas que se distanciaram, para isso é necessário utilizar técnicas que cativem, como por exemplo a música, é claro que não perdendo de vista os ensinamentos e os mandamentos deixados pelo Mestre dos mestres, Jesus!
    Shalom!

    ResponderExcluir