Da Radicalidade (Parte 1)

Um comentário

1O mundo está cada vez mais pragmático e objetivo, por isso também, estão as pessoas cada vez mais pragmáticas e objetivas. Estando as pessoas mais pragmáticas e objetivas, seus atos estão cada vez mais pragmáticos e objetivos. Por estarem cada vez menos subjetivas, suas atitudes estão cada vez menos imbuídas de valor, faz-se porque deve fazer e sem pensar o por quê. Interessante isto é, em virtude de nós, seres humanos, sermos constituídos de corpo, alma e espírito, e tudo que psíquico e espiritual possui significado, possui valor. Ser objetivo, portanto, não deveria ser nada convencional.

Refletir sobre isso se torna até engraçado quando prestamos atenção a como interpretam até algum trecho importante da Bíblia, qual seja, quando São Tiago diz em sua carta: “Que teu sim seja sim, e que teu não seja não”. Esta frase, buscando o mais profundo do seu sintoma, não consiste tão somente em dizer a verdade, mas em todo o sentido de uma radicalidade na vivência desta. O problema é que os objetivistas veem a radicalidade como um arcabouço de atos, um conjunto de atos que não admitem intercessão com outra realidade, quando, na verdade, não é.

Os objetivistas diziam, nos tempos de antão, que não se podia comer de mãos sujas; hoje dizem que não se pode ouvir música secular, como se algo como a música, que tanto bem faz a nossa alma, fosse contaminar o nosso espírito. Desse modo, elaboram um “Código Penal Cristão” com tudo aquilo que é proibido e com as respectivas sanções. Estas, felizmente, não podem passar de uma vida inteira de sanções iminentemente morais. Um exemplo pode dar mais ênfase à compreensão: Art. 59: Ir para um show de metal. Pena: 5 semanas de sendo olhado com cara feia e ser chamado de satanista até que se esqueça do fato. Parágrafo único: A pena aumenta de um terço se o agente foi para o show de preto.

[...]

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Hoje em dia tá tudo muito diferente.
    Qdo eu ia na igreja, na adolescencia, nao se podia ouvir musica do mundo, algumas marcas era coisa do diabo, entre outraos aparatos. HJ em dia tudo é permitido!

    Parabéns pelo post!
    Tem postagem nova lá....passa la!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir