Da Condenação

15 comentários

da condenaçãoTodo julgamento que se estabelece, além de inútil, é sem legitimidade. Todo ele é fundamentado pelo erro, erro no amor. Exceto um único homem e uma única mulher, para quem assim crê, todos os homens de toda história erraram ou errarão. A questão é que aqueles que não pecaram não formaram juízo nenhum de ninguém, a não ser de que eram falhos.

Para os anjos, seres perfeitamente livres e inteligentes, cometer um pecado é cometer todos ao mesmo tempo. São substâncias puramente espirituais e, por isso, não têm a má inclinação da carne que foi ocasionada pelo pecado original. De uma forma mais simples de entender, eles não têm desculpa alguma para errar. Desse modo, qualquer decisão deles é definitiva, com consequências eternas, já que não se pode se arrepender quando se é perfeito e não se erra.

Já o homem, este erra e como erra. Falta-lhe inteligência, força, vontade, querer, poder, capacidade, conhecimento, condições, coragem... Também é feito de carne e constantemente procura sacia-la. É vaidoso e quase sempre tem como finalidade dos seus atos a si mesmo. É orgulhoso e se protege de tudo e de todos. É frágil e se vinga com muita facilidade. Enfim, é incompetente “por natureza”.

Doutro ponto, pergunta-se, associando o erro humano ao direito: Pode alguém cometer pecado culposo, seja por negligência, imprudência ou imperícia? É claro que o pecado não existe sem a intenção. Trata-se de duas etapas, uma é a intenção e a outra a prática. Só a ação, sem a intenção, não configura o pecado. Por outro lado, sorte daquele que não pecou porque não conseguiu fazê-lo, somente porque o arrependimento vem mais cedo. Quem mata em seu coração, já matou. O problema do pecado não é, portanto, o resultado, mas a intenção.

Se você não pensou, vou situa-lo no problema. O homem erra, mas não como os anjos. Os anjos perfeitos erram sendo perfeitos, e por isto tem eterna consequência dos seus erros. Mas e o homem? Por que ele, que é tão defeituoso, se condena? Por que Deus tem coragem de condena-lo sabendo da sua incapacidade? Ora, o que foi que Jesus disse na cruz, senão "Pai! Perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!" (Lucas 23, 34)? Isso quer dizer que Ele não condena o homem por mata-lo. Então, quem o condena?

Alguém condenou os anjos? Se você pensar direitinho, vai deduzir facilmente que aqueles que optaram pelo mal, em virtude de sua essência perfeita, por si mesmos baniram-se. Não podiam de modo algum estar no mesmo ambiente de Deus, supremo bem. Deus não os condenou. Na verdade, deve ter sentido muito pela traição de suas criaturas mais perfeitas. Da mesma forma não condena aos homens. Só que estes, em vez de possuírem uma desvantagem em sua imperfeição, na verdade, é justamente o contrário que ocorre.

É a bendita imperfeição que faz o homem ser digno de misericórdia, bendita imperfeição que é capaz de dar o direito ao homem de se arrepender, de voltar atrás. Por causa dessa falibilidade do homem, é que Deus se faz todo misericórdia para ele. Ele sabe que o homem erra porque é tentado, porque é vaidoso, por toda uma série de motivos. Deus não é burro! Pelo contrário, é amor. E por este amor Ele quer que todo o homem se salve. Por outro lado, Deus é justo e quer que toda justiça seja feita. Entretanto, o que é justiça para aquele que é falho? Só Ele sabe. É em vista disso que não se pode um ser humano julgar a outro.

  • Por desencargo de consciência, vou postar o que diz o Catecismo da Igreja Católica, no nº 679: "Cristo é o Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a Ele enquanto Redentor do mundo. Ele "adquiriu" este direito por sua Cruz. O Pai entregou "todo julgamento ao filho" (Jo 5, 22). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar e para dar a vida que está nele. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já julga a si mesmo, recebe de acordo com suas obras e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor.
Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Muito interessante a questao levantada por voce, embora eu nao seja um perito no assunto, entendo que o pecado e algo totalmente consciente, e o julgamento do que seja ou nao pecado, so Deus que pode dismistificar.

    Reitero, otima questao.

    ResponderExcluir
  2. "Quem nos condena não é o nosso pecado, somos nós que nos condenamos."

    Concordo absolutamente com vc. O pecado está nas pessoas, na consciencia.

    Gostei muito do template.

    ResponderExcluir
  3. Não curte livro de auto ajura?
    HASUHUAS normal,
    são meios bizarros,
    " O Mestre do Amor " é interessante, sua análise, digamos que desperta uma grande curiosidade sobre Jesus, eu aprendo mais dEle, e isso me deixa... feliz.
    A então, sobre o pecado, é algo muito complexo, não pode ser generalizado. Acho que tem razão quando diz que não podemos julgar um individuo sem menos saber as razões que o leveram a fezer aquilo.
    tipo assim.
    Tens um excelente ponto de vista!:*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, gostei muito. Tem textos enormes que você demora horas pra ler, e depois percebe que nem valia a pena ler, mas os seus não, fazem pensar, isso é bom :D
    Valeu por comentar no meu blog e pelos parabéns :D

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com quase tudo que você colocou, só que uma coisa sempre me intriga: será mesmo que o livre arbítrio é completo?
    penso nisso a exemplo de Judas que, para fazer com que Jesus cumprisse seu "destino" (olha o destino sobre o livre arbítrio)delatou e entregou Jesus não com palavras mas com um beijo (o que torna tudo muito mais dramático) e para piorar ainda a imagem daquele que foi peça principal, afogado em culpa ele cometeu o pecado mortal do suicídio. Não fosse ele não haveria salvação para nós e não havia outra saída para ele, pois estava nos planos de Deus e Jesus bem conhecia suas futuras palavras e atos assim como de Pedro, que o negou por três vezes. Se Deus já sabia não poderia haver ecolha porque é claro que se trata de algo já determinado, não poderia ser diferente.
    Acredito sim no livre arbítrio, mas há caminhos que são como becos sem saída. E não julgar ainda é o melhor conselho.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa idéia de pecado é algo muito religioso e ligado a culpa. Mas gostei das suas reflexões.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Legal!!!! A democracia do pensar.

    Posso acrescentar algo?

    "Seja a mudança que você quer para o mundo "

    Gandhi.

    http://barbiewireband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Cara muito bom! Gostei bastante, Parabéns Pelo blog...

    ResponderExcluir
  9. Assunto bem interessante, mas difícil de se debater.

    Muito bom seu blog e os temas abordados.

    Visitem e deixem seus comentários.
    http://tchannannan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. muito boa sua colocação!
    quando estiver com um tempo cvenho aki e colocomeu ponto de vista!

    atualizado!
    http://transgressivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Como vc disse:
    aí fechamos o tema!
    Gostei qdo diz: não se trata de um questionamento de verdades que amo,
    mas de que ao questioná-las, estás em busca da Verdade!

    Igor...isso é que é maravilhoso!
    Digo só se ama de verdade aquilo que se conhece de verdade!
    só se conhece de verdade aquilo que buscamos conhecer, questionar e entender.

    Uma coisa te falo, nossa Igreja, nossa fé é maravilhosa, linda, e segura, para nós que buscamos uma Verdade Segura, pois ela nos dá firmeza, convicção e esperança.
    Quando ela nos aprisona e oprime é pq ela não nos libertou!
    Depois da dúvida, vem a resposta, uma resposta firme, amável de nosso Deus, as Verdades de nossa fé são respostas de amor de Deus a nós, não pode nos oprimir ou nos perturbar para sempre. Devemos questionar para chegar à Verdade que buscamos e sinceros de coração ouvir a Deus que nos fala a todo instante!

    Bjooo mininuuu...

    ****

    ResponderExcluir
  12. Quase deu um nó aqui. Gosto muito de quem viaja nas idéias e mais ainda quem tem coragem de expor sua opinião sincera mesmo sendo contraria de todos os outros!!!!

    valeu pela visita.
    volte quando quiser! sera sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  13. olá
    gostei muito do seu blog
    esse é um assunto muito bom e interessante e que gera muitas dúvidas, acho que nós mesmo é que nos condenamos também por causa do livre arbitrio, temos consciencia do erro que é atributo fundamental para que o pecado se configure, mas como vc disse, Deus tem tudo para nos purificar e perdoar nossos pecados, é continuar crendo e fazendo de tudo para andarmos sempre nos caminhos DEle.

    valewww
    grande blogg
    gde abrsss
    fernu
    http://fernu5083.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito do seu blog pois sempre tem posts pertinentes.

    Ah, nosso blog de quadrinhos e música atualizou dá uma olhada:

    http://barbiewireband.blogspot.com/

    Bjsssssssssss!!!!

    ResponderExcluir
  15. Texto forte ein!

    mas ficou otimo!

    xD

    http://murilloleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir