Da Beleza

Um comentário

Sun Drenched Garden

A beleza de cada criatura reflete o seu criador. Como a rosa, que em seu esplendor, só o tem por causa da seiva que em si corre. Quando prendida ao solo, tem o máximo de sua beleza, mas, se a ele desprendida, pouco dura. É desse modo, pois, que a beleza por si só não tem utilidade. A flor não tem mérito de ser bela, não tem do que se orgulhar, o que nela há de verdadeiro para se admirar é a grandiosidade do seu criador.

Ela recorda aquilo que se teve e ainda que se poderá ter na eternidade. Beleza, portanto, é promessa de felicidade. Crê-se que se encontrará, pois, naquilo que é belo. É o contrário, todavia, que se vê até mesmo na natureza. Muitas vezes algo que é belo pode esconder um potente veneno. Isso é a sabedoria dela que nos ensina que não devemos dar atenção demasiada àquilo que os olhos podem ver.

Alguém compra livro pela capa? Por acaso a capa de um CD corresponde à qualidade daquilo que está lá dentro? O refrigerante tem rótulo, mas só se bebe com confiança porque se enxerga o líquido que está dentro. Com as pessoas, entretanto, acontece diferente. Há pessoas que sentem terrível atração por aquilo que é belo, a ponto de não ter encanto algum com quem a beleza não possui. É com muita dificuldade que este encontrará alguém que corresponda à propaganda realizada pelo seu exterior, não porque as pessoas mais belas não são boas, mas que a probabilidade é menor.

Só os loucos, totalmente incapazes, fazem algo sem tino. Então, mesmo que inconsciente, para todo o ato existe uma finalidade. Quando se procura alguém formoso, pois, pode ser até por uma intenção aceitável e inocente, como quando motivado pelo complexo de Édipo, se o sujeito tem uma mãe muito bela. Mas, o comum, é procurar alguém bonito para saciar o ego, dizendo para si ou para os outros que é capaz de possuir aquela pessoa; por uma vaidade grande, quando se achar digno demais para conviver com alguém que não seja belo; ou até mesmo por puro desejo carnal, atração sexual.

Que tipo de relacionamentos procura uma pessoa que vê a beleza como critério? Nem sempre as coisas acontecem como se vê nos filmes... Acontece que nos filmes são os belos que o mercado oferece, fazendo papéis espetaculares das ficções ou adaptações a agradar. Na realidade, pode haver incríveis rótulos de conteúdo vazio. A finalidade do consumo não é o invólucro, mas o que nele contém. O que não pode acontecer, de modo algum, é o julgar aqueles que têm um aprazível envoltório, mas o contido correspondente, ou até melhor, por aqueles outros que por dentro são vazios, podres, ou venenosos.

Quem procura beleza, pode encontrar ou não felicidade. Mas, quem se gloria da formosura, esse sim, mais cedo ou mais tarde, encontrará a infelicidade. É uma vaidade de imensa indignidade, porquanto nada é meritório. Essa beleza dura pouco tempo, comparada à eternidade, basta um infortúnio e ela num instante se acaba. É a beleza da alma, essa sim, que deve ser cultivada e procurada, ela é que certamente trará felicidade e que deverá perdurar por toda eternidade.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. A capa do livro desperta o interesse em conhecer o seu interior, ou não. Bons pensamentos!

    ResponderExcluir